Contributos da supervisão pedagógica para a formação docente em Portugal
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2020.v22.30526Palavras-chave:
supervisão, educação para o desenvolvimento, formação de professoresResumo
O texto apresentado é de natureza teórica e procura analisar e situar os contributos da supervisão pedagógica para a formação docente em Portugal, desde que o conceito “supervisão” foi pela primeira vez apreciado na legislação nacional, mais especificamente com a publicação do Estatuto da Carreira dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário (DECRETO-LEI N.º 139-A/90, de 28 de abril de 1990). No campo pedagógico, sabe-se que o conceito de supervisão, numa perspetiva mais tradicionalista, se limitava mais à formação inicial de professores e, por tal, posicinamo-nos face a esta vertente da formação. Decidimos, portanto, elaborar uma análise documental percorrendo 30 anos da formação inicial em Portugal (1990-2020), desde o aparecimento do conceito em documentos normativos portugueses. Ao longo desta análise focar-nos-emos em aspetos que se prendem com a definição do conceito de supervisão, com a sua linha evolutiva no campo pedagógico e com abordagens de natureza teórica, procurando enquadrá-lo na legislação portuguesa, uma vez que visamos clarificar algumas das diretrizes normativas, quanto ao sentido e quanto à sua aplicação na formação inicial de professores. Mas, também procuraremos trazer algumas publicações de referência de autores/as nacionais que muito contribuíram para a reflexão em torno do conceito de supervisão e dignificaram a formação inicial de professores.
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