É pique, é pique-bandeira fração
uma jogada interdisciplinar com turmas do 5º ano do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2021.v23.30508Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, Matemática, Educação Física, Jogo interdisciplinar, FraçõesResumo
Este estudo tem como objetivo narrar a experiência da aplicação do jogo pique-bandeira fração construído a partir da perspectiva interdisciplinar entre as disciplinas Matemática e Educação Física em turmas do 5º ano do Ensino Fundamental de uma instituição federal de ensino. Sua relevância destaca-se pela iniciativa dos professores das disciplinas em romper com a linearidade e com as fragmentações do processo de ensino-aprendizagem, visando mobilizar uma atitude interdisciplinar no colégio. Caracteriza-se como um estudo qualitativo por meio do relato de experiência e observação participante. Os instrumentos utilizados foram os cadernos dos professores e as imagens como fonte do processo. Concluímos que o jogo interdisciplinar se constitui não apenas como meio e fim do processo de ensino, mas como potência na exploração de outras estratégias didáticas. Destacamos a roda de conversa realizada no início e ao final da aula como ferramenta avaliativa e dialógica que se destacou durante a vivência do jogo.
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