A formação identitária negra frente à educação antirracista

uma análise a partir da narrativa autobiográfica

Autores

  • Maria Antonieta Teixeira Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
  • Daiane Oliveira da Cruz Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) https://orcid.org/0000-0001-5519-6264

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2020.v22.30482

Palavras-chave:

Educação antirracista, Formação de professores

Resumo

O artigo discute a formação identitária negra a partir de reflexões da autora sob sua trajetória de vida. Para tal, utilizou-se a narrativa autobiográfica como metodologia base, intercalando as discussões de autores, referências na temática das relações étnico-raciais, entendidas aqui como construções sócio-históricas, influenciadas tanto pelo racismo estruturado na sociedade brasileira quanto pela herança europeia dominante. A autora, como sujeito sociocultural, faz o exercício de perceber os encontros com o outro e as desigualdades manifestas nestas relações, sem perder de vista o entrecruzamento do gênero e de raça presente na sua formação identitária. A Pedagogia, pautada por seu papel educativo transformador, questiona quaisquer indícios contra a dignidade do ser humano e sua liberdade, além de contribuir na formação de uma sociedade mais justa, igualitária e, de fato, antirracista.

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Biografia do Autor

Maria Antonieta Teixeira, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Professora da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Mestra em Educação, Cultura e Organizações Sociais pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

Daiane Oliveira da Cruz, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Pedagoga. Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

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Publicado

2020-11-30

Edição

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Artigos