A literatura para infância em e-book

navegando pelo ciberespaço

Autores

  • Eliane Santana Debus Universidade Federal de Santa Catarina
  • Bárbara Lopes da Rosa Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2020.v22.30016

Palavras-chave:

E-book, Literatura infantil, Leitor contemporâneo

Resumo

Este texto objetiva averiguar como a Literatura Infantil se adequa aos avanços tecnológicos digitais e de acessibilidade, em particular os Livros Eletrônicos, também conhecidos como e-books. Para isso, realizou-se o mapeamento de e-books em seis sites. A partir desse levantamento, foram escolhidos dois sites para análise. Constatou-se que as tecnologias digitais possibilitam o surgimento de um leitor diverso do material impresso, nasce, portanto, o leitor contemporâneo, que não somente lê, mas ajuda a construir o texto-desfecho da obra. Porém, os e-books que foram encontrados nesta investigação ainda não se utilizam muito dos recursos tecnológicos disponíveis em sociedade, mudando basicamente o suporte de leitura e, em alguns, a movimentação de uma animação da história e a narração não se dá de forma linear e não permite escolhas por parte dos leitores na continuidade ou mudança da história.

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Biografia do Autor

Eliane Santana Debus, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando no Departamento de Metodologia de Ensino, no Programa de Pós-Graduação em Educação e no programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução. É líder do Grupo de Pesquisas "LITERALISE: Grupo de pesquisa em literatura Infantil e juvenil e práticas de mediação literária", da Universidade Federal de Santa Catarina.

Bárbara Lopes da Rosa, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora da Rede Municipal de Educação de Florianópolis /SC.

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Publicado

2020-04-15