Educação empreendedora no ensino profissional

utilização de uma sequência didática na formação de cidadãos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2023.v25.29831

Palavras-chave:

Educação empreendedora. Formação do cidadão. Educação profissional e tecnológica. Sequência didática

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar de que forma a educação empreendedora pode contribuir para a formação do cidadão na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada com os alunos do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes Campus Santa Teresa. Utilizou-se neste estudo a análise de documentos pedagógicos da instituição, observações em sala de aula, questionários e a aplicação de uma sequência didática, a qual adotou as metodologias ativas de ensino com base nas teorias de John Dewey e Paulo Freire. Os resultados nos levam a concluir que a educação empreendedora pode contribuir para a formação do cidadão na EPT uma vez que possibilita a criticidade do aluno, proporcionando-lhe o reconhecimento de problemas e a proposição de soluções criativas e inovadoras para diferentes contextos de forma cooperativa, bem como o desenvolvimento de sua mentalidade empreendedora e sua emancipação no cenário sócio-político e econômico.

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Biografia do Autor

Ana Paula Peroni, Faculdade da Região Serrana

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Espírito Santo - IFES. (2019) Pós graduada em PSICANÁLISE pela Escola Freudiana de Psicanálise de Vitória. (2018). Pós graduada em GESTÃO PÚBLICA pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR (2016). Graduada em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS pela Faculdade da Região Serrana- FARESE (2014). Atua como Assessora de Desenvolvimento e Empreendedorismo na Prefeitura Municipal de Santa Teresa-ES, na Secretaria de Planejamento e Assuntos Estratégicos.Exerce também a função de Agente de Desenvolvimento Local e Agente Sebrae junto a Sala do Empreendedor no município de Santa Teresa desde de 2013. Atua como professora no Instituto de Ensino Superior da Região Serrana - FARESE, nas disciplinas de Gestão de Processos e Qualidade; Logística, Transportes e Seguro no curso de Administração.

Octávio Cavalari Junior, Instituto Federal do Espírito Santo - IFES

Possui graduação em Administração pela Faculdade Estácio de Sá de Vila Velha (2004), mestrado em Ciências Contábeis, com Concentração em Administração Estratégica pela FUCAPE Business School (2007), especialização em Ensino pela FASE (2010) e doutorado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul (2012). Atualmente é voluntário da Associação Junior Achievement do Espírito Santo, professor ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) e Diretor Geral do Ifes Colatina. 

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Publicado

2024-08-23