A disciplina Linguagens em Educação e suas potencialidades rumo à arte de ensinar

uma experiência de formação docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2021.v23.29816

Palavras-chave:

Linguagens em Educação, Formação inicial de professores, Aprendizagem da docência, Educação Básica

Resumo

O manuscrito que ora se apresenta descreve a experiência realizada no âmbito da disciplina “Linguagens em Educação”, do Departamento de Didática da Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista, junto aos discentes regularmente matriculados no quarto ano do curso de Pedagogia, durante o primeiro semestre letivo de 2018. Seu objetivo consistiu em ampliar o repertório didático-pedagógico e potencializar a formação integral dos alunos que se encontravam no limiar da transição estudante-professor, através da realização de atividades voltadas para contextos reais de interação universidade-escola que exploraram as múltiplas possibilidades de se abordar os componentes de ensino, sobretudo o de Arte, na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Atividades essas que, enredadas, resultaram em mudanças expressivas de olhares sobre o fazer docente e o trabalho com diferentes linguagens.

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Biografia do Autor

Nathália Cristina Amorim Tamaio de Souza, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutoranda em Educação na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e professora de Educação Básica do Serviço Social da Indústria (SESI) de Araraquara. Integrante dos grupos de pesquisa: Alfabetização, Leitura e Escrita/Trabalho Docente na Formação Inicial (ALLE/AULA), da FE/UNICAMP; Letramento do Professor, do IEL/UNICAMP; e Grupo de Estudos e Propostas sobre Formação do Educador Contemporâneo (GEPFEC) da FCLAr/UNESP. 

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Publicado

2021-04-09