A disciplina Linguagens em Educação e suas potencialidades rumo à arte de ensinar
uma experiência de formação docente
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2021.v23.29816Palavras-chave:
Linguagens em Educação, Formação inicial de professores, Aprendizagem da docência, Educação BásicaResumo
O manuscrito que ora se apresenta descreve a experiência realizada no âmbito da disciplina “Linguagens em Educação”, do Departamento de Didática da Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista, junto aos discentes regularmente matriculados no quarto ano do curso de Pedagogia, durante o primeiro semestre letivo de 2018. Seu objetivo consistiu em ampliar o repertório didático-pedagógico e potencializar a formação integral dos alunos que se encontravam no limiar da transição estudante-professor, através da realização de atividades voltadas para contextos reais de interação universidade-escola que exploraram as múltiplas possibilidades de se abordar os componentes de ensino, sobretudo o de Arte, na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Atividades essas que, enredadas, resultaram em mudanças expressivas de olhares sobre o fazer docente e o trabalho com diferentes linguagens.
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