A pesquisa em eficácia escolar a partir de uma perspectiva interdisciplinar
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2021.v23.29656Palavras-chave:
Eficácia Escolar. Qualidade da Educação. Interdisciplinaridade.Resumo
O presente artigo problematiza a pesquisa em eficácia escolar considerando os fatores intra e extraescolares que influenciam a qualidade da educação brasileira, propondo um olhar interdisciplinar sobre o tema. Neste trabalho, consideramos a interdisciplinaridade como um conjunto de olhares para além da disciplinaridade, que permite aprofundar os estudos sobre eficácia escolar. Ao definir e compreender qualidade no contexto educativo, faz-se necessário avaliar as dimensões sociais, políticas, pedagógicas e econômicas que envolvem direta e indiretamente os resultados de aprendizagem. Considera-se nesta análise que a escola eficaz é aquela em que o aluno tem condições de desenvolver habilidades humanas e cognitivas necessárias à sua formação e integração social. Do ponto de vista do método, apresenta-se o etnográfico como uma possibilidade importante de pesquisas sobre eficácia escolar. Neste sentido, o texto contextualiza o surgimento das pesquisas em eficácia escolar, apresentando suas definições, objetivos de estudo e discute as concepções acerca das políticas públicas para o avanço da qualidade no cenário educacional.
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