As vicissitudes da prática avaliativa e do uso do resultado na perspectiva histórica e epistemológica
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2021.v23.29552Palavras-chave:
Prática Avaliativa. Epistemologia Objetivista. Perspectiva Subjetivista. Uso Diagnóstico. Uso Classificatório e Seletivo.Resumo
A avaliação tem diversas funções e serve a múltiplos objetivos, implicando em diferentes formas de concebê-la, servindo tanto para uma autoavaliação como também para mostrar uma realidade investigada. O objetivo deste estudo é contribuir para reflexões sobre a avaliação como investigação da realidade e o uso de seus resultados no processo educacional. Com foco na história e epistemologia da avaliação, trata-se de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa. A apropriação dos resultados de uma avaliação não ocorre de forma igual por todos os envolvidos na avaliação, mas sim uma leitura singular e própria, tendo como referência seus objetivos, isto é, a sua intenção de uso dos resultados.
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