A aula de Francês Língua Estrangeira (FLE) no 3° ano do Ensino Médio do Colégio de Aplicação em Florianópolis-SC

um relato de experiência

  • Franciele Guarienti UFSC
  • Janny Fioravante Universidade Estadual de Santa Catarina
Palavras-chave: FLE, Relato de experiência, Ensino Médio, Colégio de Aplicação

Resumo

O presente artigo tem como objetivo fazer uma reflexão sobre as vivências durante o Estágio Supervisionado I, do curso de licenciatura em Letras – Língua Francesa, realizado em uma turma do Ensino Médio,  durante o primeiro semestre letivo de 2019, no Colégio de Aplicação (CA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis-SC. O estágio, dividido em observação e intervenção em sala de aula de Francês Língua estrangeira (FLE), permitiu uma avaliação em forma de trabalho utilizando-se do que preconiza a Perspectiva Acional e o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas. Percebeu-se, um maior interesse por parte dos alunos, permitindo aliar a vivência do aluno fora de sala de aula, fator afetivo, prática, interação familiar e língua estrangeira. Além de experienciar o que vem a ser a prática docente em língua estrangeira, o estágio proporcionou vivenciar a capacidade de ensinar e a eficácia da(s) metodologia(s) utilizadas.

Biografia do Autor

Franciele Guarienti, UFSC

Doutoranda em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina. Bolsista Capes.

Janny Fioravante, Universidade Estadual de Santa Catarina

Licenciada em Letras - Língua Francesa pela UFSC.

Referências

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Publicado
2020-04-15
Seção
Relatos