A aula de Francês Língua Estrangeira (FLE) no 3° ano do Ensino Médio do Colégio de Aplicação em Florianópolis-SC

um relato de experiência

Autores

  • Franciele Guarienti UFSC
  • Janny Fioravante Universidade Estadual de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2020.v22.29422

Palavras-chave:

FLE, Relato de experiência, Ensino Médio, Colégio de Aplicação

Resumo

O presente artigo tem como objetivo fazer uma reflexão sobre as vivências durante o Estágio Supervisionado I, do curso de licenciatura em Letras – Língua Francesa, realizado em uma turma do Ensino Médio,  durante o primeiro semestre letivo de 2019, no Colégio de Aplicação (CA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis-SC. O estágio, dividido em observação e intervenção em sala de aula de Francês Língua estrangeira (FLE), permitiu uma avaliação em forma de trabalho utilizando-se do que preconiza a Perspectiva Acional e o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas. Percebeu-se, um maior interesse por parte dos alunos, permitindo aliar a vivência do aluno fora de sala de aula, fator afetivo, prática, interação familiar e língua estrangeira. Além de experienciar o que vem a ser a prática docente em língua estrangeira, o estágio proporcionou vivenciar a capacidade de ensinar e a eficácia da(s) metodologia(s) utilizadas.

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Biografia do Autor

Franciele Guarienti, UFSC

Doutoranda em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina. Bolsista Capes.

Janny Fioravante, Universidade Estadual de Santa Catarina

Licenciada em Letras - Língua Francesa pela UFSC.

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Publicado

2020-04-15