A dialética de ostensivos e não-ostensivos no contexto da álgebra escolar

Autores

  • Manoel Lucival Silva Oliveira Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará
  • Gleison de Jesus Marinho Sodré Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2019.v21.27840

Palavras-chave:

Educação Matemática, Dialética ostensivo/não-ostensivo, Teoria Antropológica do Didático

Resumo

Neste trabalho problematizamos sobre que condições a dialética de objetos ostensivos/não-ostensivos pode contribuir para o ensino da álgebra escolar. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é criar condições para o ensino da matemática escolar, em particular, a noção de operações com polinômios a partir de materiais manipulativos, tomando como base o uso de objetos geométricos, em que assumimos como pressuposto teórico as noções da teoria antropológica do didático. Os resultados obtidos apontaram que o uso de materiais manipulativos inspirados na Geometria Plana deu sentido e significado ao ensino da álgebra escolar, além de apontar fatores determinantes na construção de saberes do discente, como a noção de Geometria Analítica e novas formas de relações com problemas polinomiais.

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Publicado

2019-12-21