A análise das práticas como dispositivo reflexivo na formação de professores

uma proposta de ação

Autores

  • Janaína da Silva Ferreira Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira - CAp UERJ https://orcid.org/0000-0002-3407-3967
  • Samuel de Souza Neto Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho - UNESP/RC

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2021.v23.27815

Palavras-chave:

Formação de professores. Professor reflexivo. Análise das práticas. Dispositivos formativos.

Resumo

O processo reflexivo das práticas pedagógicas tem sido analisado ao longo dos anos como estratégia formativa essencial para o desenvolvimento da profissionalidade docente. Para tal, busca-se a sistematização de dispositivos formativos capazes de originar um diálogo permanente entre os conhecimentos constituintes da base do ensino. Este artigo apresenta um conjunto de dispositivos de análise das práticas desenvolvidas no âmbito de uma formação continuada colaborativa entre professores. A análise reflexiva das práticas foi desenvolvida a partir dos pressupostos da pesquisa (auto)biográfica. Os dispositivos constituíram-se em três etapas complementares, desenvolvidas durante um semestre letivo. A partir da descrição deste processo de análise das práticas, espera-se contribuir com possibilidades de ações formativas que valorizem contextos coletivos de reflexão sobre o trabalho docente, entendido como cerne do desenvolvimento profissional dos professores.

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Biografia do Autor

Janaína da Silva Ferreira, Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira - CAp UERJ

Professora assistente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Doutoranda em Ciências da motricidade (UNESP/Rio Claro).

Samuel de Souza Neto, Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho - UNESP/RC

Professor Associado do Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista (UNESP/Rio Claro). Doutor em Educação (FE- USP/ SP).

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Publicado

2021-04-09