A influência das avaliações externas no trabalho docente e na significação de qualidade
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2019.v21.27803Palavras-chave:
Políticas Públicas, Avaliação, QualidadeResumo
O presente texto apresenta reflexões desenvolvidas como parte do estudo do grupo de pesquisa GESE (Grupo de Estudos em Sistemas de Ensino) coordenado por professores de uma escola federal e da Faculdade de Educação/UFJF. A pesquisa teve como objetivo identificar possíveis transformações nas práticas docentes e gestoras reconhecidas por profissionais da rede pública de Minas Gerais como decorrentes das atuais políticas educacionais. Utilizamos como suporte teórico-metodológico de Ball e Fairclough e utilizou como instrumentos de coleta dados questionários, entrevistas e análises de documentos. Parte das informações obtidas será aqui apresentada e revelaram que dentre as atuais políticas educacionais a avaliação externa tem assumido centralidade nas discussões realizadas nas escolas, provocando mudanças nas formas de trabalho sobretudo na ação docente que tem implicado em novas significações para o termo qualidade educacional.
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