Um estudo sobre as contribuições das situações argumentativas para construção e estabilização dos conhecimentos na perspectiva da aprendizagem significativa crítica
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2019.v21.27786Palavras-chave:
Aprendizagem Significativa, Ensino de Química, ArgumentaçãoResumo
O desafio de promovermos uma aprendizagem significativa crítica no ensino de ciências está relacionado à utilização de estratégias que contribuam para a negociação de significados e que sejam capazes de promover uma Aprendizagem Significativa. Com base nisso, buscamos avaliar como a utilização da argumentação pode potencializar a construção e estabilização do conhecimento para ser utilizado de forma crítica, mediante análises de mapas conceituais produzidos antes e após a vivência de situações argumentativas. O objetivo consiste em apontar possíveis contribuições decorrentes dessas intervenções para o processo de assimilação e retenção dos conhecimentos sobre a temática “conservantes alimentares”. Os resultados indicaram que novos significados foram incorporados aos conhecimentos prévios, contribuindo para estabilização destes conhecimentos após um provável período de obliteração, indicando possíveis evidências de uma aprendizagem significativa crítica em curso.
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