UMA POSSIBILIDADE DE DISCUSSÕES FILOSÓFICAS E MATEMÁTICAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA*

Autores

  • Rejane Siqueira Julio Universidade Federal de Alfenas
  • José Claudinei Ferreira Universidade Federal de Alfenas.

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2018.v20.19151

Resumo

Este artigo se apresenta como uma possibilidade de pensar disciplinas, sejam elas de conteúdo matemático ou até mesmo de conteúdo educacional, em que discussões matemáticas e filosóficas estejam presentes na busca de ampliação dos repertórios matemático, cultural e educacional na formação de professores. Para isso, abordamos e discutimos o caso da definição do círculo e suas possíveis representações, bem como estranhamentos – entendidos como uma situação na qual uma pessoa se vê em uma posição em que não consegue dar conta de ou aceitar algo – que podem ser causados nesse processo. Esses estranhamentos podem contribuir, por sua vez, para a ampliação desses repertórios, e potencializar essas discussões na formação de professores.

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Biografia do Autor

Rejane Siqueira Julio, Universidade Federal de Alfenas

Doutora em Educação pela Unicamp, docente do Instituto de Ciências Exatas e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Alfenas.

José Claudinei Ferreira, Universidade Federal de Alfenas.

Doutor em Ciências Matemáticas pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo, docente do Instituto de Ciências Exatas e do Programa de Pós-graduação em Estatística Aplicada à Biometria da Universidade Federal de Alfenas.

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Publicado

2018-12-20