DINÂMICA GRUPAL EM AULAS DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: CONSTRUINDO UMA PONTE DE PAPEL

Autores

  • Alex de Assis Lauria Rede Estadual de Educação de Minas Gerais.
  • Leonardo José da Silva Universidade Federal de Juiz de Fora/ Colégio de Aplicação João XXIII.

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2018.v20.19147

Resumo

O presente artigo teve como objetivo principal analisar a dinâmica grupal de alunos da EJA em uma sequência de atividades em aulas de Matemática. Os objetivos específicos foram: verificar como os alunos constroem estratégias de trabalho em grupo visando à confecção da maquete da ponte de papel em um cenário investigativo e como os alunos lidam com suas lembranças escolares. Sob a perspectiva da pesquisa participante como metodologia qualitativa, o professor pesquisador acompanhou, registrou e analisou as aulas de Matemática nos últimos anos do Ensino Fundamental II. As análises dos dados revelaram que o grupo observado avançou de um modelo de padrão divergente para o difuso, fato esse que aponta para a possibilidade de realização dessa modalidade de tarefas na EJA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alex de Assis Lauria, Rede Estadual de Educação de Minas Gerais.

Mestre em Educação Matemática – Universidade Federal de Juiz de Fora. Professor da Rede Estadual de Minas Gerais.

Leonardo José da Silva, Universidade Federal de Juiz de Fora/ Colégio de Aplicação João XXIII.

Doutor em Educação para Ciência pela UNESP. Professor do Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF e do PPG em Educação Matemática da UFJF.

Downloads

Publicado

2018-12-20