ASPECTOS ENVOLVIDOS NA TOMADA DE DECISÃO DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA DIANTE DE SITUAÇÕES ECONÔMICO-FINANCEIRAS A PARTIR DE UMA TAREFA

Autores

  • Angela Joanella Cardoso Rocha
  • Rita de Cássia Pistóia Mariani

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2018.v20.19143

Resumo

Este artigo apresenta uma análise das argumentações de licenciandos em Matemática com relação à tomada de decisão diante de situações econômico-financeiras a partir do questionário semiestruturado e de uma Tarefa. Para tanto, para a produção de dados, adota-se a abordagem qualitativa, embasada em Lüdke e André (1986) e se tomam os princípios da análise de conteúdo de Bardin (2009), constituído por três etapas: pré-análise, exploração e interpretação dos resultados. Concluiu-se que as escolhas dos licenciandos revelaram argumentos majoritariamente vinculados a aspectos comportamentais, seguido por econômicofinanceiros e, em raros casos, socioculturais. Com relação ao aspecto comportamental, pondera-se que as escolhas são geralmente embasadas na confiabilidade da marca ou da loja.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angela Joanella Cardoso Rocha

Graduada em Matemática, Mestre em Educação Matemática e Ensino de Física, pela Universidade Federal de Santa Maria.

Rita de Cássia Pistóia Mariani

Graduada em Matemática e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria. Doutora em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Downloads

Publicado

2018-12-20