EVASÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

Autores

  • Elizabeth da Silva Guedes Universidade Estácio de Sá
  • Laélia Portela Moreira Universidade Estácio de Sá

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2018.v20.19110

Resumo

O fenômeno da evasão, que atinge Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil e internacionalmente, tem sido tratado em estudos e pesquisas educacionais, os quais vêm buscando explicações para suas principais causas. O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que buscou identificar as causas da evasão no curso de Pedagogia de uma IES federal do Rio de Janeiro e seus principais tipos. Incluiu análise de dados e documentos e aplicação de questionários. Os resultados indicaram a “evasão do curso” e a “evasão da instituição” como os principais tipos e que o abandono se deve mais às condições existenciais dos estudantes e à escolha da profissão do que ao curso, embora tenham sido apontadas algumas necessidades de mudanças institucionais.

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Publicado

2018-09-25

Edição

Seção

Artigos