REPERTÓRIO CULTURAL: QUANDO O CONHECIMENTO NECESSÁRIO À FORMAÇÃO ACADÊMICA EXTRAPOLA AS MATRIZES CURRICULARES

Autores

  • Laene Mucci Daniel Universidade Federal de Minas Gerais
  • Angélica Almeida Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2018.v20.19109

Resumo

Este trabalho problematiza a consolidação de uma grade curricular que atribua utilidade social aos diplomas universitários. A partir do conceito de repertório da Teoria da Informação, criou-se a metodologia Repertório Cultural que foi testada junto a estudantes de Jornalismo da Universidade Federal de Viçosa. Apesar do estranhamento e conservadorismo por parte da comunidade acadêmica, incluindo alguns alunos, a experiência mostrou-se satisfatória no que diz respeito à formação cultural e criticidade na construção coletiva do conhecimento, frente às competências exigidas pelo mercado de trabalho e a reconfiguração ensino-aprendizagem.

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Publicado

2018-09-25

Edição

Seção

Artigos