ANALFABETISMO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM RONDÔNIA: UMA REFLEXÃO SOBRE O ATUAL CENÁRIO

Autores

  • Rosangela Aparecida Hilário Fundação Universidade Federal de Rondônia
  • Diego Felipe Muniz Garcia Fundação Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2018.v20.19106

Resumo

O presente estudo apresenta uma reflexão sobre o analfabetismo em Rondônia, um dos sete estados constituintes da Amazônia Legal e que está em processo de consolidação identitária. A partir dos dados divulgados pelo Movimento Rondônia pela Educação – MRPE/2017, pelo Censo Escolar 2016 e através dos dados sobre flutuações na constituição demográfica divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE/2010, analisou-se o possível impacto no processo de formação de professores e também na identidade (no perfil) do alfabetizador rondoniense. O objetivo central do estudo é apontar como tem se comportado a educação pública local. Apostou-se em pesquisa de caráter qualitativo e a coleta de dados se deu através de pesquisa bibliográfica e análise documental. Com isso, verificou-se que quanto mais avança o professor em seu nível de formação, menos ele se interessa pela função de alfabetizador.

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Publicado

2018-09-25

Edição

Seção

Artigos