Escolas de linha em Porto Velho: o lugar da memória na pesquisa em educação

Autores

  • Rosangela Aparecida Hilário UNIR
  • Wendell Fiori de Faria UNIR

Resumo

O artigo apresenta e discute os resultados parciais de uma pesquisa em desenvolvimento que tem por título Memória da Escola Pública em Rondônia: o imaginário, o possível e o real, desenvolvida em parceria com pesquisadores da Faculdade de Educação da Universidade São Paulo/FEUSP. O ponto de partida foi à constatação de que nas escolas das cidades de Rondônia, os processos de institucionalização da escola pública estão diretamente relacionados aos processos de migração e povoamento do estado. A investigação evidenciou a falta de conhecimento teórico sobre os processos de alfabetização em todas as disciplinas que compõem o currículo da educação básica em seus anos iniciais e a alta rotatividade de professores nestes espaços, as quais podem prejudicar os resultados da aprendizagem.

 

 

The paper presents and discusses the partial results of a research development that is entitled Memory Public School in Rondônia: the imaginary, the possible and the actual, developed in partnership with researchers from the Faculty of Education, University São Paulo / FEUSP. The starting point was the realization that the schools of the cities of Rondônia, the School of Plubic institutionalization processes are directly related to migration processes and state settlement Research showed the lack of theoretical knowledge about literacy processes in all disciplines that make up the curriculum of basic education in its early years and the high turnover of teachers in these areas, which can harm the learning outcomes.

 

Este artículo presenta y discute los resultados parciales de una investigación en desarrollo, la cual tiene el título “Memória da Escola Pública em Rondônia: o Imaginário, o Possível e o Real”, desarrollado en colaboración con investigadores de la Facultad de Educación de la Universidad de São Paulo (FEUSP). El punto de partida fue la constatación de que, en las escuelas de las ciudades de Rondônia, los procesos de institucionalización de la Escuela Pública están directamente relacionados con los procesos de migración y poblamiento de la provincia. La investigación evidenció la falta de conocimientos teóricos sobre los procesos de alfabetización en todas las disciplinas que forman el plan de estudios de la educación básica en sus primeiros años y la alta rotación de profesores en estos espacios, los cuales pueden afectar los resultados del aprendizaje.

 

 

 

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Biografia do Autor

Rosangela Aparecida Hilário, UNIR

 

* Professora adjunta da Universidade Federal de Rondônia, RO, Brasil. 

Wendell Fiori de Faria, UNIR

  Professor adjunto da Universidade Federal de Rondônia, RO, Brasil. 

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Publicado

2016-04-14