A monitoria na disciplina Educação em Geografia

um relato de experiência

  • Helma Costa dos Santos Universidade de Brasília - UnB
  • Maria Lídia Bueno Fernandes Universidade de Brasília - UnB

Resumo

O presente estudo teve por objetivo descrever as vivências da autora como monitora voluntária na disciplina “Educação em Geografia”, apontando a importância da monitoria enquanto ferramenta de aprimoramento profissional e acadêmico, além de analisar a relevância da disciplina no processo de formação de graduandos em Pedagogia. Fez-se uma análise descritiva da experiência em relação ao aporte teórico oferecido. A metodologia empregada foi de cunho qualitativo e fez uso, como ferramenta de coleta de dados, a observação participante. Traz-se aqui relato de experiência cujos resultados apontaram que o trabalho sistematizado e indissociável com a teoria e a prática fortaleceram tanto a aprendizagem dos graduandos como o aperfeiçoamento profissional e acadêmico da monitora.

Biografia do Autor

Helma Costa dos Santos, Universidade de Brasília - UnB
Helma Costa dos Santos, aluna do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília. Licenciada plena em Pedagogia pelo UniCEUB e, em Geografia pela União Pioneira de Integração Social (UPIS). Especialista em Psicopedagogia. Professora da rede pública de ensino do Distrito Federal.
Maria Lídia Bueno Fernandes, Universidade de Brasília - UnB
Maria Lídia Bueno Fernandes Professora Doutora em Geografia. Ministra a disciplina Educação em Geografia e professora titular no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (PPGE/UnB).
Publicado
2019-06-05
Seção
Relatos