Formação dos profissionais da Educação Infantil
interface ensino, pesquisa e extensão
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2019.v21.19046Resumo
O presente texto tem como propósito problematizar a relação ensino/pesquisa/extensão a partir das atividades desenvolvidas no Grupo de Pesquisa "Linguagens, Infâncias, Cultura e Desenvolvimento Humano" - GP LICEDH, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora/MG. O grupo pauta suas ações na pesquisa e formação de professores, planejando atividades formativas com foco na discussão acerca dos saberes/fazeres da/na Educação Infantil. O aporte teórico-metodológico que embasa as discussões são os autores da Perspectiva Histórico-Cultural, da Pesquisa Crítica de Colaboração- PCCol, assim como as referências no campo teórico da Educação Infantil e as políticas públicas para a área. O GP LICEDH compreende que a formação de professores é um princípio fundamental no processo de consolidação da qualidade na Educação Infantil, além de ser um dos eixos norteadores dos documentos e das políticas educacionais brasileiras na atualidade.