O professor e suas aporias

Autores

  • Júlio Eduardo de Castro Universidade Federal de São João Del Rei

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2017.v19.19034

Resumo

A abordagem do saber docente sob a ótica da falta de recursos no ensino (aporia docente) nos tem demonstrado como o professor constrói saberes graças e apesar dos percalços e dificuldades encontrados em seu caminho. Investigando o grau de importância dado à passagem por situações difíceis e momentos críticos em seu próprio ensino, bem como se inspirando no mito platônico de Poros e Aporia, consideramos os registros (representações) de que o professor dispõe sobre esses mesmos momentos-obstáculo e situaçõeslimite. A experiência profissional do professor e sua subordinação às aporias vividas em seu cotidiano – como modalidade singular da experiência vivida em situação real de ensino – é o foco deste artigo, qual seja, a abordagem do saber por meio da vertente do não saber.

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Biografia do Autor

Júlio Eduardo de Castro, Universidade Federal de São João Del Rei

Graduado em Psicologia (PUC-Minas), Mestre em Educação (PUC-Rio), Doutor em Teoria Psicanalítica (UFRJ), Pós-doutor em Psicologia (PUC-Minas). Professor universitário (UFSJ). 

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Publicado

2018-03-22