A observação participante na graduação em Geografia: limites e possibilidades

Autores

  • Sandro de Castro Pitano Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Pelotas – UFPel.
  • Rosa Elena Noal Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Pelotas – UFPel.

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2017.v19.19026

Resumo

O presente trabalho aborda duas experiências de pesquisa em Geografia desenvolvidas com base na observação participante, inspirada no método etnográfico, buscando dimensionar os seus limites e possibilidades no processo investigativo em nível de graduação. As experiências que compõem o pano de fundo desta análise se caracterizam como pesquisas educacionais, enfocando o ensino de Geografia sob o prisma das questões ambientais no interior da escola. Nesse sentido, cabe salientar que em ambas a observação participante esteve presente de maneira semelhante, embora adaptada ao contexto de estudo. Uma vez avaliadas, pensamos que os resultados se mostraram profícuos, estimulando outros pesquisadores iniciantes a adotar a metodologia em suas investigações. As limitações explicitadas constituem desafios a serem enfrentados, cuja reflexão permanente poderá conduzir a futuras reformulações, inclusive no âmbito curricular, motivadas pela busca de uma formação docente alicerçada na prática da pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandro de Castro Pitano, Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Pelotas – UFPel.

Doutor em Educação, professor associado do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Pelotas – UFPel. 

Rosa Elena Noal, Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Pelotas – UFPel.

Doutora em Geografia, professora associada do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Pelotas – UFPel. 

Downloads

Publicado

2018-03-22