Formação, aprendizagem e autonomia: reflexões acerca do papel da biblioteca em uma instituição de ensino

Autores

  • Luciane Alves Santini Unilasalle – Canoas.
  • Cledes Antonio Casagrande Unilasalle – Canoas – RS

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2017.v19.19024

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir acerca do papel formativo de uma biblioteca nos processos de aprendizagem e de desenvolvimento da autonomia. Ele é resultado de uma pesquisa em andamento em um programa de pósgraduação em Educação e centra-se na discussão dos conceitos de aprendizagem, autonomia e formação no contexto educacional atual, caracterizado pela expansão da internet e explosão informacional. Para tanto, por meio de revisão bibliográfica e exercício hermenêutico, revisitaremos os conceitos de autonomia, esclarecimento, formação e aprendizagem em autores como Kant (2005), Adorno (1995) e Gadamer (2000). A partir desses conceitos, refletiremos acerca do papel da biblioteca enquanto ambiente de aprendizagem, especialmente seu papel de auxiliar no desenvolvimento da autonomia do estudante e na aquisição da competência informacional.

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Biografia do Autor

Luciane Alves Santini, Unilasalle – Canoas.

Mestranda em Educação/Unilasalle – Canoas. 

 

Cledes Antonio Casagrande, Unilasalle – Canoas – RS

Doutor em Educação pela PUCRS. Professor do PPG em Educação do Unilasalle – Canoas – RS, e vice-reitor nessa mesma instituição. Autor de livros e artigos na área da Filosofia da Educação, Teoria da Educação e Pedagogia Lassalista. 

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Publicado

2018-03-22