O gênero “conto de fadas” em uma sequência didática: análise linguístico-pedagógica

Autores

  • Bruno de Assis Freire de Lima Instituto Federal Minas Gerais.

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2017.v19.19017

Resumo

De acordo com Dolz et al. (2004), uma sequência didática deve promover a compreensão de determinado gênero textual a partir de atividades interacionistas capazes de “dissecar” o gênero, garantindo a apropriação das propriedades desse gênero e de suas práticas sociais. Pensando nisso, este trabalho analisa uma sequência didática sobre o gênero conto de fadas, fruto de uma parceria entre a Secretaria Estadual de Ensino do Paraná e a Universidade Estadual de Maringá. Partindo do princípio de que essa parceria se consolida entre entidades governamental e acadêmica, esperava-se que a sequência didática atendesse aos princípios linguístico-pedagógicos propostos por Dolz et al. (2004). Isso, porém, não foi verificado. A sequência didática analisada apenas reproduz atividades estruturalistas e subjetivistas pouco significativas para uma concepção de linguagem que se dizia e se pretendia interacionista.

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Biografia do Autor

Bruno de Assis Freire de Lima, Instituto Federal Minas Gerais.

Doutorando em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor do Instituto Federal Minas Gerais. 

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Publicado

2018-03-22

Edição

Seção

Artigos