Politicopráticas de currículo no/do cotidiano escolar
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2017.v19.19012Resumo
Neste trabalho, apresento as noções que embasam uma investigação de doutorado acerca das relações político e práticas na tessitura dos currículos pensados e praticados no/do cotidiano escolar, espaçotempo onde busco apostar na emergência de rede de fazeressaberes de currículos tecida nas múltiplas redes de conhecimentos e significações, que problematizam o currículo oficialmente proposto/prescrito. A pesquisa no/do/com o cotidiano e o trabalho com as narrativas de professoras dão o suporte metodológico para a tessitura da pesquisa, que vem sendo desenvolvida com professoras da rede municipal de ensino de uma cidade situada no Sul Fluminense do estado do Rio de Janeiro. A partir das narrativas das práticas cotidianas, acredito que a legitimação dos currículos pensadospraticados, seus usos, práticas e táticas é cada vez mais necessária para o cenário da pesquisa educacional, por auxiliar na defesa dos currículos como criação cotidiana pressupondo o desinvisibilizar dos aspectos políticos e culturais que envolvem sua negociação e tessitura.