Politicopráticas de currículo no/do cotidiano escolar

Autores

  • Rafael Marques Gonçalves UERJ/ProPEd. Universidade Federal do Acre (Centro de Educação e Letras – Campus Floresta).

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2017.v19.19012

Resumo

Neste trabalho, apresento as noções que embasam uma investigação de doutorado acerca das relações político e práticas na tessitura dos currículos pensados e praticados no/do cotidiano escolar, espaçotempo onde busco apostar na emergência de rede de fazeressaberes de currículos tecida nas múltiplas redes de conhecimentos e significações, que problematizam o currículo oficialmente proposto/prescrito. A pesquisa no/do/com o cotidiano e o trabalho com as narrativas de professoras dão o suporte metodológico para a tessitura da pesquisa, que vem sendo desenvolvida com professoras da rede municipal de ensino de uma cidade situada no Sul Fluminense do estado do Rio de Janeiro. A partir das narrativas das práticas cotidianas, acredito que a legitimação dos currículos pensadospraticados, seus usos, práticas e táticas é cada vez mais necessária para o cenário da pesquisa educacional, por auxiliar na defesa dos currículos como criação cotidiana pressupondo o desinvisibilizar dos aspectos políticos e culturais que envolvem sua negociação e tessitura.

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Biografia do Autor

Rafael Marques Gonçalves, UERJ/ProPEd. Universidade Federal do Acre (Centro de Educação e Letras – Campus Floresta).

Doutorando em Educação pela UERJ/ProPEd. Professor da Universidade Federal do Acre (Centro de Educação e Letras – Campus Floresta). Líder do Grupo de Pesquisas em Memórias, Identidades, Currículos e Culturas – GpMICC/CEL/UFAC. Membro do GT 12-Currículo da ANPEd e da Associação Brasileira de Currículo – AbdC. Bolsista CAPES.

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Publicado

2018-03-22

Edição

Seção

Artigos