Diálogos interculturais escola/comunidade e suas repercussões no processo de alfabetização das crianças das classes populares
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2017.v19.19009Resumo
Este trabalho é um recorte da pesquisa que foi desenvolvida no Mestrado em Educação da FFP/UERJ em uma escola pública, localizada na área rural do município de Cachoeiras de Macacu, no interior do estado do Rio de Janeiro, que atende a uma comunidade tradicional formada há pelo menos 200 anos. Neste trabalho, trazemos a reflexão sobre até que ponto a perspectiva monocultural, fazendo-se presente na escola, pode rotular e estereotipar diferenças culturais, constituindo um empecilho à educação popular. Tendo como principais interlocutores teóricos Sarmento, Larrosa, Gusmão e Freire a partir de uma metodologia de pesquisa de cunho participativo, buscamos compreender como se dá esse processo, bem como encontrar pistas para a produção de um diálogo intercultural na escola que contribua para a revalorização das vozes, dos conhecimentos, das práticas sociais das populações historicamente excluídas da escola.