O gênero Memória na redação de vestibular: influência de letramentos

Autores

  • Elizabeth Maria da Silva
  • Denise Lino de Araújo

Resumo

Este artigo tem dois objetivos: (1) averiguar as práticas letradas requeridas na produção da memória proposta na prova de redação aplicada no vestibular regular da UFCG em 2007 e (2) investigar a correlação que pode ser estabelecida entre as práticas demonstradas por um candidato ao escrever a memória e o seu histórico de letramento. Para tal, foi realizada uma pesquisa de natureza descritivo-interpretativa, cujo corpus foi constituído por quatro conjuntos de dados, a saber: (1) prova de redação aplicada no vestibular da UFCG em 2007; (2) um exemplar de uma memória produzida neste vestibular; (3) questionário sócio-econômico e cultural respondido pelo candidato; e (4) entrevista semi-estruturada também realizada com este sujeito. Os dados, analisados com base nos estudos sobre letramento crítico, indicaram que o candidato, não conhecendo o evento apresentado na prova, mobiliza, nesta, práticas advindas de letramentos com os quais disse ter familiaridade.

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Publicado

2009-09-15

Edição

Seção

Artigos