Inteligência e desempenho escolar em crianças entre 6 e 11 anos
DOI:
https://doi.org/10.24879/201800120010085Palavras-chave:
Inteligência, desempenho escolar, aprendizagem, desenvolvimento infantil, sexo.Resumo
O desempenho escolar faz parte do desenvolvimento de crianças e adolescentes, sendo um importante preditor de sucesso na vida adulta. O objetivo
deste estudo foi investigar a relação entre inteligência e desempenho acadêmico, analisando a influência da idade, sexo e escola. Participaram 196 crianças
com idade entre 6 a 11 anos, de escolas públicas e particulares da cidade de Vitória da Conquista, BA. Foram aplicados os Teste de Desempenho Escolar
e as Matrizes Progressivas Coloridas de Raven. As análises foram feitas através dos seguintes testes: correlação de Spearman e Kendall. Os resultados
mostraram correlações moderadas e significativas entre inteligência e desempenho escolar (rho=0,57; p<0,05), o que demonstra a importância da
avaliação da inteligência em casos de dificuldades de aprendizagem.
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