Sobre a Revista

Foco e Escopo

Psicologia em Pesquisa é um periódico  do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e tem como público alvo pesquisadores, docentes e profissionais de psicologia e demais áreas correlatas. Sua atual classificação no QUALIS é B1 .  A partir de 2021, a revista adotou o sistema rolling pass ou fluxo contínuo.

Seu objetivo principal é promover a produção e a divulgação do conhecimento científico no campo da Psicologia e de suas áreas afins. Para tanto, publica artigos originais e inéditos que relatam os resultados de pesquisas empíricas ou teóricas, que sejam originais e inéditos e tenham relevância para Psicologia e suas áreas correlatas. Os manuscritos podem ser submetidos em português, inglês ou espanhol.

 

Os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva dos autores, as opiniões e julgamentos neles contidos não expressam necessariamente aqueles relativos à Comissão Editorial.

Desde 2017, a revista publica artigos a partir de três áreas especificas, de acordo com a descrição abaixo:

 

Desenvolvimento Humano e Processos Socioeducativos:  artigos na área de Psicologia do Desenvolvimento que investigam ou discutam as múltiplas variáveis associadas ao desenvolvimento humano ao longo do curso da vida, sejam elas cognitivas, afetivas, sociais e/ou biológicas. Artigos na área de Psicologia Escolar  que investiguem e discutem  os processos educacionais formais e informais. 

 

Processos Psicossociais em Saúde: artigos nas áreas de Psicologia Clínica, Psicologia da Saúde ou Psicologia Social que investigam e compreendem a relação entre indivíduos ou grupos nos diversos temas relacionados aos aspectos psicossociais no contexto da saúde. 

 

História e Filosofia da Psicologia: artigos de investigação teórico-conceitual dos fundamentos históricos e filosóficos da psicologia no contexto fornecido pela história das ideias, história da ciência, filosofia da ciência, filosofia da mente e fenomenologia, assim como pelas intersecções possíveis entre essas diferentes disciplinas e tradições filosóficas. 

Com a meta de assegurar uma avaliação imparcial e promover um intercâmbio entre os autores e seus pares, todos os manuscritos submetidos à Psicologia em Pesquisa são avaliados segundo um processo de revisão às cegas por pares, seguindo orientações doCommittee on Publication Ethics (COPE) em todos os aspectos éticos e, em especial, em relação a casos de má conduta e plágio em publicações acadêmicas. 

 

Indexações: PEPSIC, LILACS, DOAJ, LATINDEX, PSI PERIODICOS, Diadorim, Portal Periódico CAPES, Periódico de Minas, Sumários.org, Google Acadêmico, Livre, REDIB.

Processo de Avaliação pelos Pares

Todos os trabalhos enviados serão avaliados pelo Conselho Editorial, que poderá fazer uso de pareceristas ad hoc, a seu critério. Existem três possibilidades de pareceres: a) aceitação integral; b) aceitação com reformulação; c) recusa integral. Os autores serão notificados sobre a aceitação ou a recusa de seus textos.

Periodicidade

Fluxo contínuo

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/

Política Antiplágio

Todos os artigos que recebem recomendação de publicação passam pelo programa iThenticate de detecção de plágio. Os autores devem garantir a originalidade dos manuscritos e caso utilizem artigos de outros autores que eles sejam devidamente citados e referenciados. Praticar plágio em todas as suas formas é um comportamento editorial antiético e inadmissível. Desta forma, é possível que os autores recebam eventuais questionamentos durante o processo de avaliação do trabalho submetido, referente às possíveis não conformidades apontadas pelos softwares utilizados

Sponsors

  • Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFJF

Fontes de Apoio

  • Programa de Pós-Graduação em Psicologia UFJF