O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • É recomendável que o autor possua cadastro na plataforma ORCID (https://orcid.org/) antes de submeter o estudo para avaliação.

Diretrizes para Autores

Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
É recomendável que o autor possua cadastro na plataforma ORCID (https://orcid.org/) antes de submeter o estudo para avaliação.

Diretrizes para Autores
A Revista Psicologia em Pesquisa aceita textos originais de psicologia e de áreas afins que se enquadrem nas seguintes categorias:
A. Artigos:
A.1) Revisão de Literatura e Ensaio Teórico: Análise crítica da literatura científica sobre um determinado problema ou análise e discussão de teorias psicológicas que gerem questionamentos dos modelos existentes e/ou hipóteses para futuras pesquisas. Limitados a 25 laudas, incluindo resumo, abstract, figuras e referências.
A.2) Relato de Pesquisa: Comunicação científica de uma investigação empírica. Limitado a 25 laudas, incluindo resumo, abstract, figuras, tabelas e referências.
B. Resenha: Revisão crítica de uma obra recém-publicada (publicada nos últimos 5 anos ou reeditada nesse período), apresentando informações sobre o autor, exposição sintética do conteúdo da obra e um comentário crítico, orientando o leitor quanto às características e possibilidades de uso da mesma. Os autores devem consultar o Editor-chefe antes de submeter resenhas ao processo editorial. Deve ter título e os dados bibliográficos completos do livro resenhado e conter de 3 a 5 laudas.


Normas Editoriais
I. Seleção de Artigos – No momento da submissão o (s) autor (es) devem classificar seu artigo em uma três áreas definidas no escopo da revista. Os textos que se enquadrarem nas categorias descritas anteriormente serão avaliados quanto à adequação ao escopo da revista, originalidade,relevância do tema e qualidade metodológica, além, evidentemente, da adequação às normas editoriais adotadas pela revista.
II. Idiomas – São aceitas comunicações científicas em língua portuguesa, espanhola e inglesa.
III. Texto original e inédito – O artigo submetido à Psicologia em Pesquisa não pode ter sido publicada anteriormente, nem ser submetido, simultaneamente, à avaliação em outro periódico. O artigo deve ser original e inédito.
IV. Autoria – Pressupor-se-á que todas as pessoas listadas como autores(as) aprovaram o encaminhamento do material para publicação, sendo responsabilidade do(a) autor(a) proponente assegurar, antes de enviar o texto para a Psicologia em Pesquisa, que todos concordaram com a submissão do mesmo para o presente periódico.
V. Comunicação Pessoal – Parte-se do pressuposto de que uma pessoa citada como fonte de comunicação pessoal aprovou previamente a citação.
VI. Responsabilidade – O conteúdo dos trabalhos é de total responsabilidade dos autores.
VII. Direitos Autorais – Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Psicologia em Pesquisa. A reprodução total dos artigos desta revista em outras publicações ou para qualquer outra utilidade está condicionada à autorização escrita do Editor. Pessoas interessadas em reproduzir parcialmente os artigos deste periódico (partes do texto que excederem 500 palavras, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter a permissão escrita do(s) autor(es).
VIII. Revisão por Pares – Todos os trabalhos enviados serão avaliados pelo Conselho Editorial, que poderá fazer uso de pareceristas ad hoc, a seu critério. Existem três possibilidades de pareceres: a) aceitação integral; b) aceitação com reformulação; c)ser submetido novamente à avaliação após reformulado e d) recusa integral. Os autores serão notificados sobre a aceitação ou a recusa de seus textos.
IX. Revisão da Linguagem – O Conselho Editorial da Revista poderá efetuar revisões da linguagem nos textos, incluindo as palavras-chaves. Quando este julgar necessárias modificações substanciais que possam alterar a ideia do(a) autor(a), este(a) será notificado(a) e encarregado(a) de fazê-las, devolvendo o trabalho reformulado no prazo estipulado.
X. Uso de Informação Secundária – O uso de informações secundárias deve respeitar as leis de direitos autorais, assegurando a originalidade do texto. Materiais que utilizem informação secundária (p.ex. figuras, tabelas e desenhos extraídos de outras publicações) de forma discrepante da legislação vigente serão encaminhados para análise somente se vierem acompanhados de permissão escrita do detentor do direito autoral do trabalho original para a reprodução na Psicologia em Pesquisa.
XI. Pesquisa com Seres Humanos – Estudos empíricos com seres humanos devem apresentar, no momento de submissão do manuscrito, uma cópia do parecer favorável à realização do mesmo por parte de um Comitê de Ética, devidamente cadastrado na Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP).
XII. Formatação - O artigo deve seguir as normas da APA 6ª edição (2012). Ele deve ser inserido no template que se encontra no link:

https://drive.google.com/file/d/1WxHKdMt6FHd0TQHAri7mf2TCUCUVMVuK/view?usp=sharing

É necessário seguir rigorosamente as instruções presentes no template.

 

Documentos necessários para fazer a submissão

1) Manuscrito no template específico acima mencionado.
2) Carta solicitando publicação do trabalho na revista Psicologia em Pesquisa. Nessa carta, a titulação e a filiação institucional de todos os autores devem ser informadas. É necessário informar também os fontes de financiamento da pesquisa.
3) Cópia do parecer do Comitê de Ética (quando se tratar de pesquisas com seres humanos)
A submissão do artigo é online, através da Plataforma SEER: https://goo.gl/GDDBzs

Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Contato:
psicologiaempesquisa@gmail.com

 

Artigos

A.1) Revisão de Literatura e Ensaio Teórico: Análise crítica da literatura científica sobre um determinado problema ou análise de aspectos teóricos que gere questionamento dos modelos existentes e/ou hipóteses para futuras pesquisas. Limitados a 25 laudas, incluindo resumo, abstract, figuras e referências.

 

A.2) Relato de Pesquisa: Comunicação científica de uma investigação empírica. Limitado a 25 laudas, incluindo resumo, abstract, figuras, tabelas e referências.

Resenha

Revisão crítica de uma obra recém-publicada, apresentando informações sobre o autor, a exposição sintética do conteúdo da obra e um comentário crítico, orientando o leitor quanto às características e possibilidades de uso da mesma. Os autores devem consultar o Editor Geral antes de submeter resenhas ao processo editorial. Deve ter título e os dados bibliográficos completos do livro resenhado devem aparecer nas referências finais do texto. Deve conter de 3 a 5 laudas.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.