Estética Contranormativa en el Diseño de Moda Contemporáneo

Las Creaciones de Vittor Sinistra

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/2525-7757.2025.v10.47481

Palabras clave:

Diseño de moda, Diseño Contemporaneo, Teória Queer, Estética

Resumen

Este artículo busca analizar cómo el diseño de moda puede promover una estética contranormativa a las nociones hegemónicas de género. La investigación de enfoque cualitativo tiene como principal referente teórico: Butler (1990) refiriéndose a la matriz cultural de la inteligibilidad de género, Lauretis (1994) con el enfoque en el género como tecnología capaz de asegurar estructuras normativas, Moura (2018) con la cuestión de sensible en el diseño contemporáneo y Portinari (2017) en la discusión de agencia queer centrada en el diseño. El análisis se realizó a partir de una investigación documental sobre la creación de moda del diseñador Victor Sinistra. En conclusión, se observa que las tensiones surgen de la propia sensibilidad del diseñador hacia su creación para romper con nociones normalizadoras difundidas a través de la estética en el diseño de moda contemporáneo.

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Biografía del autor/a

Mônica Cristina de Moura, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Bolsista de Produtividade em Pesquisa nível 2 do CNPq - CADI. Estágio Pós-Doutoral (2016) pela Universidade do Minho/ Centro de Investigação em Tecnologia Têxtil, Guimarães, Portugal. Pós-Doutoramento (2012) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Artes Design. Doutorado (2003) e Mestrado (1994) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PPG Comunicação e Semiótica. Bacharelado em Educação Artística | Arte Educação e Licenciatura Ensino de Arte (1983) pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo. Técnico em Design de Interiores (1979) pela ETE Carlos de Campos. Desde 2010 atua como Professora Assistente Doutora na Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC), Departamento de Design (professora responsável das disciplinas de Design e Cultura 1 e 2, LATEP 1 para o bacharelado em Design e de Oficina Gráfica e Projeto III para o curso de Design Gráfico; Orientadora de TCCs de Design Gráfico e Design de Produto). Foi Coordenadora do Curso de Graduação em Design (2020-2024). Presidente da Comissão Permanente de Ensino (CPE) da FAAC (2019-2021). Participa de conselhos e comissões e atua no Programa de Pós-Graduação em Design (como professora credenciada e orientadora de doutorado e mestrado - responsável pela disciplina Design Contemporâneo). É Coordenadora do Laboratório de Pesquisa, Extensão e Ensino Design Contemporâneo (LabDesign) e Líder do Grupo de Pesquisa em Design Contemporâneo: sistemas, objetos, cultura (CNPq/UNESP). Atuou como professora colaboradora do PPG Artes do Instituto de Artes da UNESP (2013/2014). Parecerista ad hoc de agências brasileiras de fomento à pesquisa. Membro fundador da SBDI (Sociedade Brasileira de Design da Informação), 2002 e da ABEPEM (Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda), 2009 onde atuou na gestão, organização de eventos científicos e nas publicações. Foi colaboradora do Coletivo Brasil Design (2011/2014) e da ADG (Associação dos Designers Gráficos) na Comissão de Ensino e outras atividades (1996-2002). Membro de conselhos editoriais e parecerista de periódicos na área de Design e de Moda. Atua nos seguintes temas de interesse e pesquisa: Design Contemporâneo; Teoria e Crítica do Design; Ações Políticas e Sociais no Design (Inclusão, Inovação Social, Sustentabilidade), Memória e Histórias de Vida, Autoria na Contemporaneidade. Foi professora, pesquisadora, coordenadora da área de Design, do Centro de Design e Moda, do Centro de Pesquisa em Design, do Mestrado em Design e Diretora da Escola de Artes, Arquitetura, Design e Moda da Universidade Anhembi Morumbi (1991-2009). Atuou no mercado profissional nas áreas de Design de Interiores, de Mobiliário, Gráfico e de Moda (1979-2009).

Publicado

2025-07-28

Número

Sección

DOSSIÊ – Fazer roupa: práticas que produzem a moda