Artigo - Estética contranormativa no Design de Moda Contemporâneo: As criações de Vittor Sinistra

The Creations Of Vittor Sinistra

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2525-7757.2025.v10.47481

Palavras-chave:

design de moda;, design contemporâneo, teoria queer, estética

Resumo

Este artigo busca analisar como o design de moda pode promover uma estética contranormativa das noções hegemônicas de gênero. A pesquisa de abordagem qualitativa envolve como principal referencial teórico: Butler (1990), referente a matriz cultural de inteligibilidade e a teoria da performatividade de gênero; Lauretis (1994), com o enfoque do gênero enquanto tecnologia capaz de assegurar as estruturas normativas; Moura (2018), com a questão do sensível no design contemporâneo e Portinari (2017), na discussão do agenciamento queer voltado para o design. A análise foi realizada a partir de uma pesquisa documental, da seleção das criações de moda do designer Vittor Sinistra que foram associadas a entrevistas concedidas para veículos de grande circulação. Como conclusão, nota-se que os tensionamentos ocorrem a partir da própria sensibilidade do designer atuando na ruptura dos padrões estéticos vigentes e das normas de gênero na moda.

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Biografia do Autor

Mônica Moura, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Bolsista de Produtividade em Pesquisa nível 2 do CNPq - CADI. Estágio Pós-Doutoral (2016) pela Universidade do Minho/ Centro de Investigação em Tecnologia Têxtil, Guimarães, Portugal. Pós-Doutoramento (2012) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Artes Design. Doutorado (2003) e Mestrado (1994) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PPG Comunicação e Semiótica. Bacharelado em Educação Artística | Arte Educação e Licenciatura Ensino de Arte (1983) pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo. Técnico em Design de Interiores (1979) pela ETE Carlos de Campos. Desde 2010 atua como Professora Assistente Doutora na Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC), Departamento de Design (professora responsável das disciplinas de Design e Cultura 1 e 2, LATEP 1 para o bacharelado em Design e de Oficina Gráfica e Projeto III para o curso de Design Gráfico; Orientadora de TCCs de Design Gráfico e Design de Produto). Foi Coordenadora do Curso de Graduação em Design (2020-2024). Presidente da Comissão Permanente de Ensino (CPE) da FAAC (2019-2021). Participa de conselhos e comissões e atua no Programa de Pós-Graduação em Design (como professora credenciada e orientadora de doutorado e mestrado - responsável pela disciplina Design Contemporâneo). É Coordenadora do Laboratório de Pesquisa, Extensão e Ensino Design Contemporâneo (LabDesign) e Líder do Grupo de Pesquisa em Design Contemporâneo: sistemas, objetos, cultura (CNPq/UNESP). Atuou como professora colaboradora do PPG Artes do Instituto de Artes da UNESP (2013/2014). Parecerista ad hoc de agências brasileiras de fomento à pesquisa. Membro fundador da SBDI (Sociedade Brasileira de Design da Informação), 2002 e da ABEPEM (Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda), 2009 onde atuou na gestão, organização de eventos científicos e nas publicações. Foi colaboradora do Coletivo Brasil Design (2011/2014) e da ADG (Associação dos Designers Gráficos) na Comissão de Ensino e outras atividades (1996-2002). Membro de conselhos editoriais e parecerista de periódicos na área de Design e de Moda. Atua nos seguintes temas de interesse e pesquisa: Design Contemporâneo; Teoria e Crítica do Design; Ações Políticas e Sociais no Design (Inclusão, Inovação Social, Sustentabilidade), Memória e Histórias de Vida, Autoria na Contemporaneidade. Foi professora, pesquisadora, coordenadora da área de Design, do Centro de Design e Moda, do Centro de Pesquisa em Design, do Mestrado em Design e Diretora da Escola de Artes, Arquitetura, Design e Moda da Universidade Anhembi Morumbi (1991-2009). Atuou no mercado profissional nas áreas de Design de Interiores, de Mobiliário, Gráfico e de Moda (1979-2009).

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Publicado

2025-07-28

Edição

Seção

DOSSIÊ – Fazer roupa: práticas que produzem a moda