Counternormative Aesthetic In Contemporary Fashion Design

The Creations Of Vittor Sinistra

Authors

DOI:

https://doi.org/10.34019/2525-7757.2025.v10.47481

Keywords:

fashion design, contemporary design, queer theory, aesthetic

Abstract

This article aims to analyze how fashion design can promote a counter-normative aesthetic to hegemonic notions of gender. The search for a qualitative approach involves as main theoretical references: Butler (1990) referring to the cultural matrix of gender intelligibility, Lauretis (1994) as the approach of gender as a technology capable of guaranteeing normative structures, Moura (2018) with an issue of the Sensitive in contemporary design and Portinari (2017) when discussing the queer agency focused on design. The analysis was based on a documentary research on the fashion creation of the designer Victor Sinistra. In conclusion, it is noted that the tensions arise from the designer's own sensitivity so that his creation breaks with the normalizing notions disseminated in the aesthetics of contemporary fashion design.

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Author Biography

Mônica Cristina de Moura, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Bolsista de Produtividade em Pesquisa nível 2 do CNPq - CADI. Estágio Pós-Doutoral (2016) pela Universidade do Minho/ Centro de Investigação em Tecnologia Têxtil, Guimarães, Portugal. Pós-Doutoramento (2012) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Artes Design. Doutorado (2003) e Mestrado (1994) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PPG Comunicação e Semiótica. Bacharelado em Educação Artística | Arte Educação e Licenciatura Ensino de Arte (1983) pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo. Técnico em Design de Interiores (1979) pela ETE Carlos de Campos. Desde 2010 atua como Professora Assistente Doutora na Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC), Departamento de Design (professora responsável das disciplinas de Design e Cultura 1 e 2, LATEP 1 para o bacharelado em Design e de Oficina Gráfica e Projeto III para o curso de Design Gráfico; Orientadora de TCCs de Design Gráfico e Design de Produto). Foi Coordenadora do Curso de Graduação em Design (2020-2024). Presidente da Comissão Permanente de Ensino (CPE) da FAAC (2019-2021). Participa de conselhos e comissões e atua no Programa de Pós-Graduação em Design (como professora credenciada e orientadora de doutorado e mestrado - responsável pela disciplina Design Contemporâneo). É Coordenadora do Laboratório de Pesquisa, Extensão e Ensino Design Contemporâneo (LabDesign) e Líder do Grupo de Pesquisa em Design Contemporâneo: sistemas, objetos, cultura (CNPq/UNESP). Atuou como professora colaboradora do PPG Artes do Instituto de Artes da UNESP (2013/2014). Parecerista ad hoc de agências brasileiras de fomento à pesquisa. Membro fundador da SBDI (Sociedade Brasileira de Design da Informação), 2002 e da ABEPEM (Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda), 2009 onde atuou na gestão, organização de eventos científicos e nas publicações. Foi colaboradora do Coletivo Brasil Design (2011/2014) e da ADG (Associação dos Designers Gráficos) na Comissão de Ensino e outras atividades (1996-2002). Membro de conselhos editoriais e parecerista de periódicos na área de Design e de Moda. Atua nos seguintes temas de interesse e pesquisa: Design Contemporâneo; Teoria e Crítica do Design; Ações Políticas e Sociais no Design (Inclusão, Inovação Social, Sustentabilidade), Memória e Histórias de Vida, Autoria na Contemporaneidade. Foi professora, pesquisadora, coordenadora da área de Design, do Centro de Design e Moda, do Centro de Pesquisa em Design, do Mestrado em Design e Diretora da Escola de Artes, Arquitetura, Design e Moda da Universidade Anhembi Morumbi (1991-2009). Atuou no mercado profissional nas áreas de Design de Interiores, de Mobiliário, Gráfico e de Moda (1979-2009).

Published

2025-07-28

Issue

Section

DOSSIÊ – Fazer roupa: práticas que produzem a moda