O lirismo crítico - um comentário sobre Cântico dos Cânticos para flauta e violão (1942) de Oswald de Andrade (1890-1954)

The critical lyricism – a commentary on Chant of the Chants for Flute and Guitar (1942) of Oswald de Andrade (1890-1954)

Autores

  • JOAO BEZERRA FUNDAÇÃO CESGRANRIO

DOI:

https://doi.org/10.34019/2525-7757.2022.v8.39743

Palavras-chave:

Poesia. Crítica. Lirismo. Linguagem. Tempo.

Resumo

Resumo: no livro de poesia Cântico dos cânticos para flauta e violão (1942), Oswald de Andrade constrói uma obra que conjuga discurso amoroso e crítico com equilíbrio raro.  Sem adotar abordagens niilistas e ingênuas, o amor é apresentado como um acontecimento especial da vida, sem perder sua cotidianidade, mundanidade e nem caindo na pueril idealização do outro. A idealização existe, porém, ela é um objeto do pensamento a ser refletido e discutido pelas palavras da poesia. Assim, o presente ensaio visa discutir a obra Cântico dos cânticos para flauta e violão (1942) de Oswald de Andrade com o intuito de demonstrar como o poeta realiza um livro de poesia que é, ao mesmo tempo, fortemente lírico e crítico, revisitando o cânone bíblico de Salomão, criando uma hipertextualidade que cita, sem seguir, o texto sagrado e desarma o imaginário convencional da poesia amorosa.   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-01-01