O lirismo crítico - um comentário sobre Cântico dos Cânticos para flauta e violão (1942) de Oswald de Andrade (1890-1954)
The critical lyricism – a commentary on Chant of the Chants for Flute and Guitar (1942) of Oswald de Andrade (1890-1954)
DOI:
https://doi.org/10.34019/2525-7757.2022.v8.39743Palabras clave:
Poesia. Crítica. Lirismo. Linguagem. Tempo.Resumen
Resumo: no livro de poesia Cântico dos cânticos para flauta e violão (1942), Oswald de Andrade constrói uma obra que conjuga discurso amoroso e crítico com equilíbrio raro. Sem adotar abordagens niilistas e ingênuas, o amor é apresentado como um acontecimento especial da vida, sem perder sua cotidianidade, mundanidade e nem caindo na pueril idealização do outro. A idealização existe, porém, ela é um objeto do pensamento a ser refletido e discutido pelas palavras da poesia. Assim, o presente ensaio visa discutir a obra Cântico dos cânticos para flauta e violão (1942) de Oswald de Andrade com o intuito de demonstrar como o poeta realiza um livro de poesia que é, ao mesmo tempo, fortemente lírico e crítico, revisitando o cânone bíblico de Salomão, criando uma hipertextualidade que cita, sem seguir, o texto sagrado e desarma o imaginário convencional da poesia amorosa.
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