Foley, soundscape e música ubíqua em processos criativos audiovisuais

Autores

  • Thiago de Andrade Morandi Doutorando em Ciências Sociais / PUC Minas
  • Flávio Luiz Schiaovoni Professor Adjunto da Universidade Federal de São João del-Rei no Departamento de Computação atua como docente efetivo no Programa de Pós Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) e no Programa Interdepartamental de Pós-Graduação Interdisciplinar em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade (PIPAUS) https://orcid.org/0000-0002-0703-3089

DOI:

https://doi.org/10.34019/2525-7757.2021.v7.34385

Palavras-chave:

Foley, soundscape, música ubíqua, processos de criação

Resumo

O som em produções audiovisuais é elemento essencial para que os filmes causem maior impacto e proporcione uma estética relacional com seus espectadores. Este breve estudo traz alguns levantamentos realizados em vídeos diversos que utilizam como proposta de processos criativos a técnica de foley (1), soundscape (2) e música ubíqua (3). 1. Foley é uma técnica de realizar o som no estúdio com efeitos sonoros relacionados à interação humana com o mundo; 2. soundscape na tradução literal é paisagem sonora, conceito de Murray Schafer, com aplicações diversas; 3. música ubíqua é a criação de composições musicais utilizando aparelhos tecnológicos ubíquos, este campo de estudo muito se assemelha a forma com que são feitas as técnicas de foley e captação de paisagens sonoras. Buscamos trazer em mais detalhes cada um destes conceitos e técnicas adotadas. Como exemplos trazemos algumas produções recentes realizadas nos últimos anos e duas criações artísticas feitas por XXX em 2018.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávio Luiz Schiaovoni, Professor Adjunto da Universidade Federal de São João del-Rei no Departamento de Computação atua como docente efetivo no Programa de Pós Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) e no Programa Interdepartamental de Pós-Graduação Interdisciplinar em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade (PIPAUS)

Professor Adjunto da Universidade Federal de São João del-Rei no Departamento de Computação atua como docente efetivo no Programa de Pós Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) e no Programa Interdepartamental de Pós-Graduação Interdisciplinar em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade (PIPAUS) desta mesma instituição onde coordena o ALICE (Arts Lab in Interface, Computers, and Else) e o Grupo de Arte Colaborativa Orchidea (Orchestra of Ideas). Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Maringá (1999), especialização em Desenvolvimento para WEB pela Universidade Estadual de Maringá (2004), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Maringá na Área de Engenharia de Software e Ambientes Distribuídos de Desenvolvimento de Software (2007) e doutorado em Ciências da Computação pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo na Área de Computação Musical (2013). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Computação Musical, Arte Digital, Software Livre e Música ubíqua atuando principalmente nos temas: Música em rede, Web Art, Ambiente Musical em rede, Ambientes de programação musical, Performance musical em rede e Comunicação musical síncrona. É pai do Teodoro (03/09/2016) e do Joaquim (24/01/2020).

Downloads

Publicado

2021-12-14

Edição

Seção

Artigos