Foley, soundscape e música ubíqua em processos criativos audiovisuais
DOI:
https://doi.org/10.34019/2525-7757.2021.v7.34385Palavras-chave:
Foley, soundscape, música ubíqua, processos de criaçãoResumo
O som em produções audiovisuais é elemento essencial para que os filmes causem maior impacto e proporcione uma estética relacional com seus espectadores. Este breve estudo traz alguns levantamentos realizados em vídeos diversos que utilizam como proposta de processos criativos a técnica de foley (1), soundscape (2) e música ubíqua (3). 1. Foley é uma técnica de realizar o som no estúdio com efeitos sonoros relacionados à interação humana com o mundo; 2. soundscape na tradução literal é paisagem sonora, conceito de Murray Schafer, com aplicações diversas; 3. música ubíqua é a criação de composições musicais utilizando aparelhos tecnológicos ubíquos, este campo de estudo muito se assemelha a forma com que são feitas as técnicas de foley e captação de paisagens sonoras. Buscamos trazer em mais detalhes cada um destes conceitos e técnicas adotadas. Como exemplos trazemos algumas produções recentes realizadas nos últimos anos e duas criações artísticas feitas por XXX em 2018.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Thiago de Andrade Morandi, Flávio Luiz Schiaovoni
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Nava adota a licença Creative Commons CC-BY.
Nossa política de direitos autorais garante aos autores a possibilidade de adaptar e partilhar o conteúdo publicado.
Os autores se mantém como detentores do copyright de seus trabalhos após a publicação.