Foley, soundscape e música ubíqua em processos criativos audiovisuais
DOI:
https://doi.org/10.34019/2525-7757.2021.v7.34385Palabras clave:
Foley, soundscape, música ubíqua, processos de criaçãoResumen
O som em produções audiovisuais é elemento essencial para que os filmes causem maior impacto e proporcione uma estética relacional com seus espectadores. Este breve estudo traz alguns levantamentos realizados em vídeos diversos que utilizam como proposta de processos criativos a técnica de foley (1), soundscape (2) e música ubíqua (3). 1. Foley é uma técnica de realizar o som no estúdio com efeitos sonoros relacionados à interação humana com o mundo; 2. soundscape na tradução literal é paisagem sonora, conceito de Murray Schafer, com aplicações diversas; 3. música ubíqua é a criação de composições musicais utilizando aparelhos tecnológicos ubíquos, este campo de estudo muito se assemelha a forma com que são feitas as técnicas de foley e captação de paisagens sonoras. Buscamos trazer em mais detalhes cada um destes conceitos e técnicas adotadas. Como exemplos trazemos algumas produções recentes realizadas nos últimos anos e duas criações artísticas feitas por XXX em 2018.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Thiago de Andrade Morandi, Flávio Luiz Schiaovoni
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A Revista Nava adota a licença Creative Commons CC-BY.
Nossa política de direitos autorais garante aos autores a possibilidade de adaptar e partilhar o conteúdo publicado.
Os autores se mantém como detentores do copyright de seus trabalhos após a publicação.