A passagem do tempo na obra de Song Dong, Hiroshi Sugimoto e Roni Horn: adoção de processos transitórios e paradoxais na prática artística a partir da água
DOI:
https://doi.org/10.34019/2525-7757.2022.v7.36985Palabras clave:
água, Song Dong, Hiroshi Sugimoto, Roni HornResumen
O presente artigo procura investigar como a natureza fugaz e transitória da água tem possibilitado aos artistas estabelecer relações no espaço e no tempo, cuja experiência subjetiva e sensorial é transportada e materializada na prática artística.
Neste sentido, primeiramente procura-se abordar o conceito de memória, a partir das reflexões do filósofo Paul Ricoeur (1913-2005), que se sustenta nas ideias de Henri Bergson (1859-1941), de modo a analisar a tradução da memória em imagens. De seguida, procura-se demonstrar através de obras de três artistas Song Dong (1966), Hiroshi Sugimoto (1948) e Roni Horn (1955), como a água, enquanto material, assunto e metáfora, tem permitido perscrutar a passagem do tempo através das suas características de mutabilidade, impermanência, fugacidade e transitoriedade, adotando na prática artística processos transitórios e paradoxais, num constante diálogo entre ausência e presença, visível e invisível, passado e presente, fugaz e perene.
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- 2022-08-04 (2)
- 2022-07-20 (1)
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Derechos de autor 2022 Andreia Pereira, Domingos Loureiro, Teresa Almeida
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