Esta é uma versão desatualizada publicada em 2022-07-20. Leia a versão mais recente.

A passagem do tempo na obra de Song Dong, Hiroshi Sugimoto e Roni Horn: adoção de processos transitórios e paradoxais na prática artística a partir da água

Autores

  • Andreia Pereira Universidade do Porto, Faculdade de Belas Artes
  • Domingos Loureiro Universidade do Porto, Faculdade de Belas Artes
  • Teresa Almeida Universidade do Porto, Faculdade de Belas Artes https://orcid.org/0000-0002-2033-0459

DOI:

https://doi.org/10.34019/2525-7757.2022.v7.36985

Palavras-chave:

água, Song Dong, Hiroshi Sugimoto, Roni Horn

Resumo

O presente artigo procura investigar como a natureza fugaz e transitória da água tem possibilitado aos artistas estabelecer relações no espaço e no tempo, cuja experiência subjetiva e sensorial é transportada e materializada na prática artística.

Neste sentido, primeiramente procura-se abordar o conceito de memória, a partir das reflexões do filósofo Paul Ricoeur (1913-2005), que se sustenta nas ideias de Henri Bergson (1859-1941), de modo a analisar a tradução da memória em imagens. De seguida, procura-se demonstrar através de obras de três artistas Song Dong (1966), Hiroshi Sugimoto (1948) e Roni Horn (1955), como a água, enquanto material, assunto e metáfora, tem permitido perscrutar a passagem do tempo através das suas características de mutabilidade, impermanência, fugacidade e transitoriedade, adotando na prática artística processos transitórios e paradoxais, num constante diálogo entre ausência e presença, visível e invisível, passado e presente, fugaz e perene.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Domingos Loureiro, Universidade do Porto, Faculdade de Belas Artes

Doutorado em Arte e Design pela Universidade Porto. Professor Auxiliar na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, no Departamento de Artes Plásticas- Pintura. Coordenador da Secção da Pintura na FBAUP. Investigador integrado e foi membro da Direção (2017-19) do Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade. Integra o Projecto Bases Conceptuais da Investigação em Pintura (2014-19). Organização do ICOCEP (2017, 2019) e das 2as Jornadas de Arte e Design, 2017, entre outros eventos de natureza científica. Artista plástico presente em exposições e coleções em diversos países. Autor e editor de diversos documentos científicos e acadêmicos. Orador em diversas conferências nacionais e internacionais.

Teresa Almeida , Universidade do Porto, Faculdade de Belas Artes

Artista plástica e professora na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Licenciatura em Artes Plásticas- Pintura, Fbaup; duas pós-graduações em “Vidro e a Arquitectura” e “Vidro e as Artes Plásticas” na Central Saint Martins College of Art and Design, Londres; Mestrado em Arte/Vidro na Universidade de Sunderland, Inglaterra; Doutoramento em Estudos de Arte na Universidade de Aveiro e Pós-Doutoramento na VICARTE, ambos com bolsa da FCT. Integra a Unidade de Investigação VICARTE e colabora com o i2ads. Membro editorial da revista Éter e membro do comitê Internacional do ICOM Glass. Expõe regularmente em território nacional e no estrangeiro.

Downloads

Publicado

2022-07-20

Versões

Edição

Seção

Artigos