Metodologias ativas aplicadas ao ensino de parasitoses intestinais

Autores

  • Thais Aparecida Ferreira Diniz Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) https://orcid.org/0009-0003-1933-8706
  • Clarice Abramo Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  • Monalisa de Paula Rocha Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

DOI:

https://doi.org/10.34019/2675-4126.2024.v4.45240

Palavras-chave:

Parasitoses, Ascaris lumbricoides, Ensino de Parasitologia

Resumo

As parasitoses intestinais conhecidas comumente como verminoses, são consideradas doenças tropicais negligenciadas e ameaçam mais de 1,7 bilhão de pessoas no mundo geralmente comunidades marginalizadas e de países em desenvolvimento, a maioria das infecções causadas por esses parasitos são adquiridas por via ora- fecal, ou seja, por meio da água e alimentos contaminados por fezes contaminadas. Além do saneamento básico, a educação ambiental representa um ponto muito importante na erradicação desse problema de saúde pública. O ensino por meio de recursos lúdicos e sequências didáticas, mostram-se cada dia mais eficazes para a disseminação de conhecimento em todos os níveis de ensino. Nesse trabalho propõe-se uma sequência didática, acompanhada de recursos lúdico-didáticos para informar e ensinar sobre os sintomas, o tratamento de parasitoses dando ênfase para Ascaris lumbricoides, abordando ciclo de vida bem como as medidas profiláticas, questões relacionadas com higiene pessoal e hábitos alimentares, realizou-se a aplicação da sequência didática em uma 7° e 6° ano do ensino fundamental na escola Municipal Prefeito José Esteves, no município de Cataguases-MG.

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Arquivos adicionais

Publicado

2024-09-01

Como Citar

APARECIDA FERREIRA DINIZ , T.; ABRAMO, C. .; DE PAULA ROCHA, M. . Metodologias ativas aplicadas ao ensino de parasitoses intestinais. Lynx, [S. l.], v. 4, p. 1–6, 2024. DOI: 10.34019/2675-4126.2024.v4.45240. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lynx/article/view/45240. Acesso em: 26 set. 2024.

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Seção

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