ATIVIDADES DE PREVENÇÃO PARA PEDICULOSE E PARASITOSES INTESTINAIS EM ESCOLARES
DOI:
https://doi.org/10.34019/2675-4126.2020.v1.31239Palavras-chave:
Educação, Parasitoses intestinais, Pediculose, PrevençãoResumo
A pediculose constitui um dos principais problemas de saúde pública no Brasil, assim como as principais parasitoses intestinais, principalmente em crianças em idade escolar. Por consequência, as comunidades escolares têm de lidar com ambos os problemas. Dessa forma, o objetivo do presente estudo é trabalhar estratégias lúdicas eficazes de prevenção contra pediculose e parasitoses intestinais dentro do contexto escolar. O projeto foi desenvolvido na Escola Municipal Francisco Borges da Fonseca, localizada na região metropolitana de Belo Horizonte, em três turmas do 2º ano do Ensino Fundamental I. Nas atividades de prevenção relacionadas à pediculose inicialmente os alunos participaram de uma roda de conversa e logo após foi ministrada uma pequena palestra. Por fim, os alunos foram convidados a participar de um jogo didático de tabuleiro. Nas atividades de prevenção relacionadas às parasitoses intestinais os alunos assistiram a um desenho educativo e em seguida foram desafiados a encontrar as palavras corretas para completar uma cruzadinha. Na última etapa do projeto foram elaborados dois panfletos informativos, um relativo à pediculose e outro relativo às parasitoses intestinais para a conscientização dos pais e da comunidade escolar. Os questionamentos dos alunos durante a realização das atividades ressaltaram a necessidade do uso de práticas pedagógicas mais eficazes. Nesse sentido, as atividades lúdicas mostram-se extremamente importantes, pois estimulam o aprendizado de forma natural e prazerosa, além de proporcionarem uma nova perspectiva em relação ao conteúdo, a fim de que os alunos sejam capazes de cuidar da própria saúde e dos que estão ao redor.
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