Construção em grupo: audiodescrição do DNA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2675-4126.2024.v4.44854

Palavras-chave:

Audiodescrição, DNA, Genética

Resumo

Este trabalho trata-se de um relato de experiência realizado com alunos de uma turma do 9° ano do ensino fundamental e outra do 1° do ensino médio, em uma escola particular de Belo Horizonte. O objetivo do trabalho foi apresentar uma metodologia interativa, visando trabalhar a audiodescrição e apresentar a sua importância para acessibilidade, relembrando o conteúdo ensinado sobre DNA. Participaram da dinâmica 17 alunos do 9° ano e 9 alunos do 1° ano do ensino médio. Para alcançar os objetivos propostos foi solicitado que os alunos escrevessem uma audiodescrição em grupo sobre o DNA, após uma introdução sobre conceitos de genética e uma conversa sobre acessibilidade. A experiência permitiu que pudéssemos trabalhar as dúvidas e assuntos pouco discutidos, como recursos acessíveis. Dos resultados obtidos, foi percebido que os alunos não tinham conhecimento sobre audiodescrição e ficaram muito interessados, dentro disso exploraram o conhecimento a respeito de DNA em grupo.

Referências

BOCK, G. L. K.; GESSER, M.; NUERNBERG, A. H. Desenho Universal para a Aprendizagem: a Produção Científica no Período de 2011 a 2016. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 24, n. 1, p. 143–160, mar. 2018.

BRASIL. Coordenadoria Nacional para a Pessoa Portadora de Deficiência. Política nacional de prevenção de deficiências. Ministério da Ação Social - CORDE, Brasília, 1992.

CORREIA SIQUEIRA SCHINATO, L.; STRIEDER, D. M. Ensino de ciências na perspectiva da educação inclusiva: a importância dos recursos didáticos adaptados na prática pedagógica. Revista Temas em Educação, v. 29, n. 2, 27 maio 2020.

FIGUEIREDO, M. Z. A.; CHIARI, B. M.; GOULART, B. N. G. DE. Discurso do Sujeito Coletivo: uma breve introdução à ferramenta de pesquisa qualiquantitativa. Distúrbios da Comunicação, v. 25, n. 1, 27 abr. 2013.

DA SILVA PEREIRA, D. R.; MASSARO, M. Desenho universal para aprendizagem na EB: o que dizem as produções científicas. Retratos da Escola, v. 15, n. 31, p. 151–163, 11 mai. 2021.

HAHN, H. The politics of special education. In D.K. Lipsky & A. Gartner (Eds.), Beyond separate education: Quality education for all (p. 225-242). Baltimore: Paul H. Brookes Publishing Co.1989.

KARAKAYALI, Nedim. “Social Distance and Affective Orientations.” Sociological Forum, vol. 23, n.3, pp. 538- 562.1. 2009.

MACHADO, M. S.; SIQUEIRA, M. Ensino de ciências e inclusão: representações sociais de professoras do ensino fundamental II. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 22, 2020.

PIAGET, J. A práxis na criança. In: Piaget. Rio de Janeiro: Forense, 1972. PLAISANCE, E. Ética e inclusão. Cadernos de Pesquisa, v. 40, p. 13–43, 23 jul. 2010.

ROSA, A. R.; FERNANDES, G. N. A.; LEMOS, S. M. A. Desempenho escolar e comportamentos sociais em adolescentes. Audiology - Communication Research, v. 25, 2020.

SASSAKI, R. K. Inclusão: construindo uma sociedade paratodos (3.ed.). Rio de Janeiro: WVA. 1999.

SILVA, M. R. D.; CAMARGO, E. P. D. O atendimento pedagógico especializado e o ensino de física: uma investigação acerca do processo de ensino e aprendizagem de uma aluna cega. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 20, n. 0, 16 abr. 2018.

SIMON, E. et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem e educação popular: encontros e desencontros no contexto da formação dos profissionais de saúde. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v. 18, p. 1355–1364, 1 jan. 2014.

VIGOTSKI, Lev S. Psicologia da arte. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

WALLON, H. La crise de personnalité (3 ans). Affirmation Du moi et objectivité. Em Wallon, H. Les origines Du caractere chez l ́enfant. (3 ed, pp. 285-291). Paris: Quadrige. 1993.

WUO, A. S.; BRITO, A. L. C. DE. Autismo e o paradigma da neurodiversidade na pesquisa educacional. Linhas Críticas, v. 29, p. e45911–e45911, 10 mar. 2023.

ZAMBERLAN, E. S. J.; SILVA, M. R. DA. O Ensino de Evolução Biológica e sua Abordagem em Livros Didáticos. Educação & Realidade, v. 37, n. 1, p. 187–212, abr. 2012.

Arquivos adicionais

Publicado

2024-08-26

Como Citar

OLIVEIRA GONDIM, I.; DE LIMA PAULA, P. .; DE PAULA ROCHA, M. . Construção em grupo: audiodescrição do DNA. Lynx, [S. l.], v. 4, p. 1–7, 2024. DOI: 10.34019/2675-4126.2024.v4.44854. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lynx/article/view/44854. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)