Rotação por estações e suas contribuições para o ensino de resistência bacteriana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2675-4126.2024.v4.45206

Palavras-chave:

Metodologia Ativa, Rotação por Estações, Microbiologia, Ensino de Bacteriologia

Resumo

A microbiologia no ensino fundamental tem como principal objetivo a compreensão de conceitos relacionados à educação em saúde. Relatamos no presente estudo uma prática pedagógica utilizando a Metodologia Ativa Rotações por Estações com uma turma do último ano do Ensino Fundamental II de uma escola pública. Ao utilizar Metodologias Ativas contextualizadas com o dia a dia dos estudantes, buscou-se facilitar a construção dos conhecimentos relacionados ao uso correto dos antibióticos. No planejamento do circuito da Rotação por Estações foram organizadas quatro estações, cada uma com uma atividade diferente relacionada ao tema resistência bacteriana aos antibióticos: surgimento de bactérias resistentes, mecanismos de variabilidade genética em bactérias, seleção natural e os tipos de adaptações de bactérias frente aos antibióticos. A metodologia proposta se mostrou eficiente em promover o engajamento dos estudantes na construção do próprio conhecimento e no desenvolvimento de habilidades relacionadas ao trabalho em equipe. As diferentes atividades presentes no circuito proporcionaram uma mudança na rotina escolar e os alunos relataram que esse modelo híbrido foi relevante para a aprendizagem.

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Publicado

2024-09-03

Como Citar

DA SILVA AGOSTINI, G. L. .; GOMES DA SILVA, F. .; STEPHAN TAVARES, L. Rotação por estações e suas contribuições para o ensino de resistência bacteriana. Lynx, [S. l.], v. 4, p. 1–7, 2024. DOI: 10.34019/2675-4126.2024.v4.45206. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lynx/article/view/45206. Acesso em: 5 nov. 2024.

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