Ensino de Ciências através das Tecnologias Africanas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2675-4126.2024.v4.45191

Palavras-chave:

Educação antirracista, Ensino de ciências, Tecnologias Africanas

Resumo

O ensino de ciências através das tecnologias africanas busca promover uma educação antirracista através da valorização das contribuições científicas das civilizações africanas, na maioria das vezes negligenciadas nos currículos tradicionais. Este trabalho teve como objetivo incentivar habilidades de pesquisa, análise crítica e reflexão sobre as tecnologias africanas ao longo da história, dentro do contexto da obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana e afro-brasileira pela Lei n.10639/2003. A metodologia proposta envolve uma Sequência Didática para turmas do Ensino Fundamental II, composta por atividades de pesquisa autônoma, discussão em grupo e apresentações, visando investigar, discutir e compreender inovações tecnológicas nos campos da agricultura, metalurgia e medicina desenvolvidas por civilizações africanas. Os resultados esperados incluem a decolonização do conhecimento científico e a valorização das contribuições africanas, promovendo o empoderamento e a autoestima dos estudantes negros. As conclusões indicam que a abordagem pedagógica proposta pode enriquecer o aprendizado, desconstruir estereótipos e fomentar uma cultura de respeito e valorização da diversidade cultural e tecnológica.

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Publicado

2024-08-27

Como Citar

DE MELO E SOUSA, V. C. .; SOARES DO AMARAL, D. L. A.; STEPHAN TAVARES , L. Ensino de Ciências através das Tecnologias Africanas. Lynx, [S. l.], v. 4, p. 1–8, 2024. DOI: 10.34019/2675-4126.2024.v4.45191. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lynx/article/view/45191. Acesso em: 5 nov. 2024.

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