Construção de silhuetas humanas: uma proposta de sequência didática para educação sexual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2675-4126.2024.v4.45209

Palavras-chave:

Educação sexual, IST's, Metodologias ativas de aprendizagem

Resumo

Este trabalho propõe uma Sequência Didática para estudantes do Ensino Fundamental abordando a temática de Educação Sexual, utilizando a dinâmica de construção de silhuetas humanas. A SD se divide em três momentos: construção de silhuetas humanas com material EVA; discussão, saneamento de dúvidas e contextualização com o cotidiano; escrita de uma carta para o “eu” do futuro. Espera-se que esta sequência didática seja exequível pela inteligibilidade da proposta e materiais acessíveis para execução da atividade. Enfatiza-se o papel da docência na promoção da reflexão e conscientização diante dos altos índices de casos de IST’s no Brasil. Por meio de aulas de ciências e biologia, como é a proposta desta sequência didática, se torna possível orientar estes jovens e adolescentes a respeito dos riscos.

Referências

AGÊNCIA BRASIL. Apenas 22,8% da população usa camisinha em todas as relações sexuais. Disponível em: . Acesso em 03 de mar. 2023.

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Cerca de um milhão de pessoas contraíram infeccções sexualmente transmissíveis no Brasil em 2019. 2021. Disponível em: <https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2021-1/ maio/cerca-de-1-milhao-de-pessoas-contrairam-infeccoes-sexualmente-transmissiveis-no-brasil-em-2019>. Acesso em 03 de mar. 2023.

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Disponível em: . Acesso em 20 de jan. 2024.

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Mais de 52 mil jovens de 15 a 24 anos com HIV evoluíram para aids nos últimos dez anos: São os jovens a população com maior taxa de infecções por HIV. Disponível em: . Acesso em 20 de jan. 2024.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Disponível em: <http://indicadores.aids.gov.br/ >. Acesso em 20 de jan. 2024.

BUENO, Rita C.P.; RIBEIRO, P. R. M. História da Educação Sexual no Brasil: Apontamentos para reflexão. REVISTA BRASILEIRA DE SEXUALIDADE HUMANA, v. 29, p. 49-56, 2018.

CASSIAVILLANI, T. P.; ALBRECHT, M.P.S. Educação sexual: uma análise sobre legislação e documentos oficiais brasileiros em diferentes contextos políticos. EDUCAÇÃO EM REVISTA (ONLINE), v. 39, p. 1-23, 2023.

CASTRO, Olagide; FAGUNDES LIMA, Lucineide; ARROXELAS-SILVA, Carmen Lúcia; MATOS FERREIRA, Raíssa; SILVA-LIMA, Igor Daniel; ARROXELAS-SILVA, Carlos Antônio; FRANCISCO SILVA, Claudete; DIAS- PACHECO, Amanda Larissa; SANTANA MELO, Igor. Sexualidade no âmbito escolar: ações lúdicas no processo de educação sexual. Ensino de Ciências e Tecnologia em revista, v. 12, p. 176-190, 2022.

CHAVES, C. S.; LINARD, A. G.; CHAVES, E. S.; COSTA, E. C.; MOURA, A. D. A.; FREITAS, A. S. F. Vulnerabilidade e fatores de risco para Infecções Sexualmente Transmissíveis/HIV em adolescentes In: Edson da Silva. (Org.). Conhecimentos e desenvolvimento de pesquisa nas Ciências da Saúde. 1ed. PONTA GROSSA-PR: ATENA, 2020, v. 1, p. 204-220.

DIESEL, A.; BALDEZ, A.L.S.; MARTINS, S.N. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, v.14, n.1, p.268-288, 2017.

IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. PNAD Contínua - Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua: características gerais dos domicílios e dos moradores, 2022. Rio de Janeiro: IBGE, 2022b.

JUNQUEIRA, A. C. P. Construção de escalas de silhuetas brasileiras para crianças entre quatro e seis anos de idade. Dissertação (Mestrado em Psicobiologia), Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, FFCLRP, Brasil. Ribeirão Preto. p.119. 2016.

LUCHESI, B. M.; LARA, E. M. O.; SANTOS, M. A. Guia prático de introdução às metodologias ativas de aprendizagem. 1. ed. Campo Grande - MS: Ed. UFMS, 2022. v. 1. 92p.

PEREIRA, T. C. B. Escola democrática, gênero e formação de professores: aparando arestas. VIII Simpósio Internacional de Educação Sexual. Corpos em Dissidências: a diferença nas educ(ações) democráticas (SIES), Maringá. Universidade Estadual de Maringá, 2023.

SACHI, Berivalda de Jesus do Prado; MAIO, Eliane Rose. Educação em Sexualidade: reflexões necessárias para o ambiente escolar. in: VIII Simpósio Internacional de Educação Sexual (SIES), 2023, Maringá. viii Simpósio Internacional de Educação - corpos em dissidências: a diferença nas educ(ações) democráticas, 2023.

SILVA, Irene Ferreira da, ANDRADE, Maria de Fátima R. de. Educação Sexual: um diálogo em construção no ensino fundamental – anos iniciais. n: VIII Simpósio Internacional de Educação Sexual (SIES), 2023, Maringá. viii Simpósio Internacional de Educação - corpos em dissidências: a diferença nas educ(ações) democráticas, 2023.

SILVA, O. M. da. Origens da educação (Sexual) brasileira e sua trajetória. In: ENCONTRO

DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO da UFPI, 2., 2002, Teresina. Anais... Teresina: EDUFPI, 2002. Disponível em: <http://leg.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/eventos/evento2002/GT.13/GT13_4_2002.pdf>. Acesso em: 21 jan. 2024.

SOUSA, Catarina Praciano de; MOURA, Ana Débora Assis; CHAVES, Cristianne Soares ; LIMA, G. G.; FEITOZA, Aline Rodrigues; ROUBERTE, E. S. C. Adolescentes: Maior Vulnerabilidade às IST/AIDS?. ReTEP - Revista Tendências da Enfermagem Profissional, v. 9, p. 2289-2295, 2017.

TALHAFERRO, J. T.; COUTINHO, C. Elaboração de jogo didático para o ensino do sistema reprodutor. In: Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 7, n. 1, 2015.

UGALDE, M. C. P.; ROWEDER, C. Sequência didática: uma proposta metodológica de ensino aprendizagem. Revista de Estudos e Pesquisas Sobre Ensino Tecnológico, v. 6, p. 099220-12, 2020.

ZABALA, Antoni. A prática educativa como ensinar. Tradução: Ernani F. da F. Rosa. Reimpressão 2010. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Arquivos adicionais

Publicado

2024-08-30

Como Citar

MATIOLLI, G.; GOMES DA SILVA, F.; DA SILVA DOMINGUES, A. L. Construção de silhuetas humanas: uma proposta de sequência didática para educação sexual. Lynx, [S. l.], v. 4, p. 1–8, 2024. DOI: 10.34019/2675-4126.2024.v4.45209. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lynx/article/view/45209. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)