O uso da gamificação como prática pedagógica no processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa através do GCompris
DOI:
https://doi.org/10.34019/2675-4126.2022.v2.40137Palavras-chave:
Gamificação, Ensino e aprendizagem a distância, GComprisResumo
A gamificação no contexto educacional vem ganhando espaço por sua capacidade de estimular a persistência, despertar a curiosidade e motivar a ação do estudante em ambientes de aprendizagem. Assim, se torna importante no processo de ensino e aprendizagem e pode contribuir para reverter a desmotivação dos alunos que é um dos maiores desafios da educação. O objetivo desta pesquisa é verificar o impacto do uso da gamificação como prática pedagógica no processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa através do software educacional GCompris. Foram aplicadas aos alunos atividades remotas gamificadas utilizando o GCompris e também um questionário online. Os resultados apresentam indícios de que a aplicação da gamificação por meio do GCompris é positiva nos aspectos da motivação, interação e melhoria no ensino e na aprendizagem da Língua Portuguesa.
Referências
Américo, Marcos; Navari, Shelley Costa. (2013). Gamificação: abordagem e construção conceitual para aplicativos em TV Digital Interativa. Revista GEMInIS, 87-105.
Cavalcanti, Paulo de Lima; Ferreira, Jeneffer Cristine. Análise descritiva do software educacional GCompris. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (SBIE). 2012.
Erbice, Alba Lopes. A utilização do GCompris no reforço escolar. 2014. Disponível em: <https://repositorio.ufsm.br/handle/1/11367>. Acesso em: 18 out 2020.
Fardo, Luis Marcelo. A gamificação aplicada em ambientes de aprendizagem. Revista Novas Tecnologias em Educação, Porto Alegre, v. 11, n. 1, p.1-9, 2013.
Fernandes, Jaiza Helena Moisés. Software livre GCompris no currículo escolar: educação lúdica e interativa no ensino infantil e fundamental, in: Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, 2013.
Leite, Ivonaldo Neres; Oliveira, Fábio Júnior. Escola, processo de ensino-aprendizagem e jogos educacionais: uma abordagem sobre o GCompris. Revista Eletrônica Pesquiseduca, v. 9, n. 17, p. 165-177, 2018.
Moita, Filomena Maria Cordeiro; Viana, Lucas Henrique; Flor, Maria Rosilene Gomes. O software GCompris e os multiletramentos no cenário escolar. Debates em Educação, v. 12, n. 27, p. 744-761, 2020.
Nascimento, Cátia Almeida. O uso do software GCompris como ferramenta pedagógica no processo de ensino e aprendizagem em uma perspectiva inclusiva. Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de pós-graduação, Brasília: UnB, 2017.
Ogawa, Aline Nunes, Magalhães, Gabriel Galdino, Klock, Ana Carolina Tomé, Gasparini, Isabela. (2015). Análise sobre a gamificação em Ambientes Educacionais. RENOTE-Revista Novas Tecnologias na Educação.
Paiva, Fernando Fernandes; Barbato, Daniela Maria Lemos; Paiva, Mirella Lopez Martini Fernandes; Alexandre João, Herbert; Muniz, Sérgio Ricardo. Orientações motivacionais de alunos do ensino médio para física: considerações psicométricas. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 40, n. 3, 2018.
Silva, Cláudio Henrique da; Dubiela, Rafael Pereira. Design motivacional no processo de gamificação de conteúdos para objetos de aprendizagem: contribuições do modelo ARCS. Fadel, Luciane Maria et al (org.). Gamificação na educação. São Paulo: Pimenta Cultural, 2014. p. 144-166.
Silva, João Batista da; Sales, Gilvandenys Leite; Castro, Juscileide Braga de. Gamificação como estratégia de aprendizagem ativa no ensino de Física. Rev. Bras. Ensino Fís., São Paulo, v. 41, n. 4, 2019.
Vianna, Ysmar; Vianna, Maurício; Medina, Bruno; Tanaka, Samara. Gamification, Inc.: como reinventar empresas a partir de jogos. MJVPress: Rio de Janeiro, 2013.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Rosemeire Pereira de Novaes, Alessandreia Marta de Oliveira, Rodrigo Luis de Souza da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.