Formar professores para o ensino de Computação: relato de experiência

Autores

Palavras-chave:

Formação docente, Computação, Experiências

Resumo

O presente texto objetiva relatar um pouco de nossa experiência docente no curso de Licenciatura da Computação (Licomp) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), mais especificamente de quando lecionamos as disciplinas Ensino da Computação e Prática de Ensino da Computação I e II, no segundo semestre de 2019 e de 2020, respectivamente. Apesar de termos atuado desde 2010 em outras disciplinas do mesmo curso, a escolha destas para o relato se deveu às nossas preocupações sobre a formação de nossos alunos e às estratégias de ensino que adotamos. Pairava sobre nós o anseio de contribuir para a preparação de profissionais que, além de um conhecimento tecnológico aprofundado, pudessem ser bons educadores. Para melhor apresentar a nossa experiência, organizamos o texto em três seções. Na primeira seção apresentamos um pouco sobre a importância do licenciado em Computação para o contexto educacional atual. Na segunda seção relatamos o trabalho que desenvolvemos nas disciplinas anteriormente mencionadas. E, por fim, concluímos com um balanço sobre o trabalho que empreendemos nelas.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional Comum Curricular. Educação é a base. Brasília/DF, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 22 ago. 2021.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2009.

HOBSBAWM, Eric. Era dos extremos: o breve século XX (1914-1991). São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

Arquivos adicionais

Publicado

2021-11-12

Como Citar

FONSECA FIGUEIREDO, V.; MANTOVAN, R. M. Formar professores para o ensino de Computação: relato de experiência. Lynx, [S. l.], v. 1, n. 2, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lynx/article/view/35486. Acesso em: 2 dez. 2021.