O estágio supervisionado na formação em Serviço Social: os desafios do tempo presente

Autores

  • Débora Holanda Leite Menezes PROFESSORA ADJUNTA DA ESCOLA DE SERVIÇO SOCIAL DA UFRJ
  • Marcos Paulo de Oliveira Botelho PROFESSOR ADJUNTO DA ESCOLA DE SERVIÇO SOCIAL UFRJ
  • Fernanda Rodrigues Arrais ASSISTENTE SOCIAL DA ESCOLA DE SERVIÇO SOCIAL DA UFRJ
  • Carolina Souza de Oliveira Moura ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO ESS/UFRJ
  • Eduarda Garcez Almeida ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO ESS/UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.34019/1980-8518.2021.v21.35262

Palavras-chave:

ESTAGIO SUPERVISIONADO, FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Resumo

O artigo versa sobre a importância do estágio supervisionado em Serviço Social, analisando os principais desafios enfrentados na construção de uma política de estágio durante a pandemia de Covid-19. Além de um levantamento bibliográfico sobre o tema, refletiremos sobre a política e o processo de inserção no estágio desenvolvidos em uma universidade pública durante este período pandêmico. Por fim, indicaremos pistas para a reflexão e a construção de respostas às demandas apresentadas neste cenário de crise sanitária, baseados nesta experiência particular.

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Biografia do Autor

Débora Holanda Leite Menezes, PROFESSORA ADJUNTA DA ESCOLA DE SERVIÇO SOCIAL DA UFRJ

Doutora em Política Social pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Política Social da Universidade Federal Fluminense (2019), Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011), Especialista em Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social pela Escola Nacional de Saúde Pública - Fiocruz (2014). graduação em SERVIÇO SOCIAL pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Professora Adjunta da Escola de Serviço Social - UFRJ, lotada no Departamento de Fundamentos do Serviço Social.

Marcos Paulo de Oliveira Botelho, PROFESSOR ADJUNTO DA ESCOLA DE SERVIÇO SOCIAL UFRJ

Professor adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui mestrado (2008) e doutorado (2018) em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de conhecimento do Serviço Social, com ênfase na pesquisa da teoria social de Marx e da vida cotidiana no capitalismo.

Fernanda Rodrigues Arrais, ASSISTENTE SOCIAL DA ESCOLA DE SERVIÇO SOCIAL DA UFRJ

Mestre em Serviço Social pela PUC/RJ, assistente formada pela UFJF. Atualmente Assistente Social da Coordenação de Estágio da Escola de Serviço Social da UFRJ

Carolina Souza de Oliveira Moura, ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO ESS/UFRJ

Discente do Curso de Serviço Social da UFRJ, estagiária da Coordenação de Estágio/ESS

Eduarda Garcez Almeida, ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO ESS/UFRJ

Membro do Projeto e Pesquisa e Extensão Universidade e Saúde – ESS/ UFRJ

Referências

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Publicado

2021-12-09

Edição

Seção

Artigos - Dossiê temático